Os segredos do motor da nova Honda Hornet

113

Motor da nova Honda Hornet

Motor da nova Honda Hornet

Motor da nova Honda Hornet – Lançada em meados do ano passado após muita expectativa gerada pela Honda, a nova CB750 Hornet vem dando o que falar desde a sua chegada, muito em conta pela troca do lendário motor de quatro cilindros usado na geração antiga por um propulsor completamente renovado.

Nesse sentido, o coração da nova Honda CB750 Hornet 2023 é um bicilíndrico paralelo na frente da engrenagem de 755 cm³. Ele tem algumas características técnicas em comum com o motor da Africa Twin, ou seja, distribuição única, embreagem e os pinos da manivela deslocados em 270°, resultando em uma sequência de ignição irregular.

A potência é controlada por aceleração ride-by-wire de 46 mm de diâmetro. A caixa do filtro possui três entradas de ar, uma frontal e duas laterais.

Estes últimos têm uma forma particular e patenteada, que faz girar o ar que entra, melhorando a velocidade e a densidade do fluxo e, consequentemente, a eficiência do motor.

 

Detalhes do motor da Honda Hornet

As válvulas de admissão têm diâmetro de 35,5 mm e elevação de 9,3 mm e são acionadas diretamente pelos cames. Os escapamentos têm diâmetro de 29 mm, elevação de 8,2 mm e são controlados por balancins.

As medidas de diâmetro e curso são 87 e 63,5 mm, respectivamente. A taxa de compressão é de 11:1, e os cilindros são equipados com um revestimento de níquel com carboneto de silício, que melhora a suavidade.

E tem mais…

Existem dois eixos de balanceamento acionados diretamente pela engrenagem primária. Um está localizado na frente do virabrequim, o outro abaixo. A bomba d’água está alojada no cárter, do lado esquerdo, na frente dos cilindros.

A embreagem apresenta discos com bandas de fricção dispostas de forma oblíqua em vez de radialmente.

Essa solução, segundo a Honda, reduz em 30% o torque de arrasto, melhora o desengate e a circulação do óleo em benefício da refrigeração e da durabilidade.

A potência máxima declarada da nova CB750 Hornet é de 92 cv a 9.500 rpm, e o torque máximo é de 7,6 kgf.m a 7.250 rpm.

E você, o que achou desta novidade? Será que em breve teremos acesso a este motorzão? Deixe sua opinião nos comentários!