Citroën C3 Aircross
Citroën C3 Aircross – Faltam só dois dias para que a Citroën apresente o novo C3 Aircross, o terceiro carro nacional da marca nesta nova fase e o segundo com a plataforma CMP. Porém, o SUV de 7 lugares acabou aparecendo antes da hora na Índia, nas fotos publicadas pelo site Rush Lane, mostrando não só o design dianteir como também boa parte do interior e até um pouco da terceira fileira de bancos. Produzido em Porto Real (RJ), o carro deve iniciar as vendas ao longo do 2º trimestre.
As fotos confirmam que o Citroën C3 Aircross 2024 terá um design diferente do hatch C3. A grade dianteira é reposicionada completamente, com a parte superior logo abaixo das barras cromadas e formando uma linha com o conjunto principal dos faróis , enquanto a segunda parte da abertura de ar fica mais abaixo no para-choque. Ambas são separadas por uma parte da carroceria na cor do veículo. A linha superior em LED segue sendo utilizada, com a iluminação diurna. Por fim, as luzes de neblina agora estão juntas com a entrada de ar inferior, sem a divisão retangular do hatchback. Ainda não temos fotos da traseira.
Do lado de dentro, as imagens mostram partes do carro, começando por uma vista da terceira fileira. O primeiro item a ser notado é que terá saída traseira do ar-condicionado, posicionada no teto do C3 Aircross. Até mesmo o comando da velocidade fica posicionado no alto. É uma solução bem curiosa adotada pela Citroën, ao invés de colocar as saídas no console central. A foto também mostra a central multimídia de 10,2 polegadas na horizontal, semelhante ao hatch.
Também temos fotos do painel de instrumentos, que revelam a adoção de uma tela digital. O tamanho parece ser o mesmo usado pela Fiat em carros como Pulse, Fastback e Toro, porém com uma outra identidade visual, colocando os medidores de temperatura e combustível mais próximos do display. Por fim, a última foto mostra um pouco da terceira fileira de bancos, com uma pessoa sentada. Como esperado, o assoalho é bem alto e o espaço para pernas é quase inexistente, então adultos ficarão bem desconfortáveis, algo esperado de um carro com cerca de 4,20 metros de comprimento.
Para a Índia, a mídia local fala sobre os motores 12 aspirado de 82 cv e 1.2 turbo de 110 cv, ambos com uma transmissão manual de 5 ou 6 marchas. No caso do Brasil, espera-se que tenha o 1.6 aspirado de 120 cv usado pelo C3 hatch, tanto com câmbio manual de 5 posições quanto o automático de 6 marchas. A diferença é que este será a opção de entrada, enquanto as versões mais caras usariam o 1.0 turbo de 130 cv combinado à transmissão CVT.
A produção do novo Citroën C3 Aircross 2024 deve começar ainda no 2º trimestre, com uma possível pré-venda no mesmo período. Por conta do posicionamento do C3 e do C4 Cactus, os preços devem ficar entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.