Carros elétricos e híbridos batem novo recorde de vendas no Brasil

1º trimestre de 2023 foi o melhor da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos – 50% a mais na comparação com 2022

132

Carros elétricos recorde de vendasCarros elétricos recorde de vendas

Carros elétricos recorde de vendas – Mais uma vez o mercado brasileiro de veículos eletrificados bate um recorde de vendas. Com 5.989 unidades emplacadas em março, o segundo melhor mês desde o início do levantamento, o primeiro trimestre de 2023 teve 14.787 carros elétricos e híbridos vendidos no Brasil, o melhor resultado da série histórica de acordo com os dados da ABVE.

Esse foi o melhor mês de março para as vendas de eletrificados no país, um crescimento de 55,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já o primeiro trimestre deste ano viu um aumento de mais de 50% nas vendas em relação ao mesmo período de 2022 (9.844 unidades).

Para mostrar o rápido avanço das vendas de carros eletrificados ano a ano, a ABVE destaca ainda no primeiro trimestre de 2021 foram emplacadas 4.582 unidades, um aumento de nada menos do que 223% a mais em relação aos números atuais. Na comparação entre março e fevereiro de 2023, o crescimento no mês passado foi de 39,5%.

Todos esses dados, que mostram aumento nas vendas em todas as comparações (anual, mensal e trimestral) indicam uma trajetória consistente do avanço de participação dos eletrificados no país, destacando uma parcela cada vez mais de modelos ‘plug-in’, ou seja híbridos plug-in e 100% elétricos.

Em março, dos 5.989 emplacamentos de eletrificados, 2.172 foram de PHEV (elétricos híbridos plug-in) e 587 de BEV (elétricos 100% a bateria), totalizando 2.750 veículos plug-in no mês, ou seja, quase a metade das vendas – um crescimento expressivo de 194% desse segmento na comparação com o mesmo mês do ano passado – os híbridos convencionais (HEV), incluindo os híbridos flex, tiveram 3.230 emplacamentos.

Com os dados atuais, a frota de eletrificados leves em circulação no Brasil desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades em março deste ano. O levantamento da ABVE considera eletrificados leves os veículos elétricos e híbridos plug-in (BEV e PHEV) e os não plug-in (HEV), somando automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.

A conclusão é que as vendas carros elétricos e híbridos estão em trajetória constante de crescimento no Brasil. Além disso, dentro de segmento, merece destaque o fato do aumento da participação dos carros 100% elétricos e híbridos plug-in, indicando que os consumidores estão aumentando a confiança nos carros que ‘vão na tomada’.

Fonte: ABVE