Volkswagen Voyage sai de linha e Gol se despede em dezembro

Sedã deixa de ser entregue à rede, hatch não tem nem mais para venda direta e Polo Track é programado para fevereiro

119
Volkswagen Voyage sai de linha
Sedã de entrada da Volkswagen, Voyage sai de linha após 14 anos desta segunda geração

Volkswagen Voyage sai de linha

Volkswagen Voyage sai de linha – O rito de passagem da linha compacta da Volkswagen começou. Automotive Business apurou que o Voyage teve a produção encerrada em Taubaté (SP). Já o Gol deixará as linhas de montagem até dezembro, enquanto as últimas unidades são fabricadas para encomendas represadas de frotistas, já que o veterano hatch saiu do catálogo de vendas diretas.

Em apuração conjunta com Marlos Ney Vidal, editor-chefe do site Autos Segredos, 10 concessionárias de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador confirmaram que o Voyage já deixou de ser entregue há algumas semanas.

A informação passada pelos lojistas é de que o sedã compacto saiu de linha na unidade do interior paulista. Procurada, a Volkswagen não confirma o fim do Voyage.

Voyage sai de linha após trajetória interrompida

O Voyage chega ao fim nesta segunda geração 14 anos depois do seu lançamento. O primeiro modelo do sedã compacto foi lançado em 1982, dentro do Projeto BX – que estreou o Gol dois anos antes. Porém, a linha não conheceu a segunda geração (baseada no Gol Bolinha) e saiu de produção em 1995.

Em 2008, a Volks relançou o Voyage derivado da terceira geração do Gol, que usa plataforma PQ24 – a mesma do Fox. O problema é que logo o carro ficou defasado perante rivais mais modernos e espaçosos. Em 2021 passou a ser vendido apenas na versão com motor 1.0 12V de 84/77 cv. O carro ainda aparece no site da marca à venda por R$ 89.850.

O Voyage sai de linha em um momento em que as vendas também não empolgavam. No ano passado, foram pouco mais de 28 mil unidades do sedã no acumulado. De janeiro a setembro de 2022, o número de emplacamentos foi de 23 mil unidades, o que garantiu apenas a posição de 19º carro mais vendido do Brasil no período.

Gol Last Edition já está no forno

O Gol, por sua vez, já não é mais oferecido na modalidade de venda direta – aquela para pessoa jurídica – desde o início de outubro. Segundo fontes ouvidas por AB, o hatch deixará de ser produzido até dezembro para cumprir tabela – na verdade, entregas para locadoras e frotistas que estavam atrasadas pela falta de semicondutores.

No momento, as unidades em estoque estão sendo liquidadas para pessoas físicas. A configuração única do Gol, com o mesmo motor do Voyage, tem preço sugerido de R$ 77.250 (exceto SP), mas as revendas o negociam por pouco mais de R$ 73 mil.

Ao mesmo tempo, a Volks prepara o Gol Last Edition, a série de despedida do compacto que terá tiragem limitada de 1 mil unidades.

Com o fim do Gol em dezembro, a Volks terá um hiato para ter um carro de entrada na gama. Isso porque o Polo Track – a opção mais simples e aliviada em equipamentos do hatch – só tem estreia prevista para fevereiro.