Fiat Fastback Drive 1.0
Fiat Fastback Drive 1.0 – Não faz nem um mês que o Fiat Fastback chegou às lojas de todo o país e surgem indicações de uma mudança na linha. O governo federal atualizou a tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feita pelo Inmetro e uma das novidades é o SUV-cupê, aparecendo pela primeira vez no documento.
A surpresa é que o utilitário é listado com quatro versões, ao invés das três que estão disponíveis, e a 4ª configuração é um Fastback Drive 1.0 turbo. Dentro da linha da Fiat, a versão Drive costuma ser a segunda mais acessível, dependendo do modelo – Argo e Cronos ainda têm as configurações sem um nome, enquanto o portfólio do Pulse começa na versão Drive. Assim, um possível Fiat Fastback Drive 1.0 turbo seria a opção mais barata. Quanto custaria? Depende do quantos equipamentos serão retirados e qual o posicionamento que a fabricante vai querer para o modelo.
É uma lista grande de equipamentos a serem tirados. Para que o Fastback continue atraente, a Fiat poderia retirar menos itens, possivelmente os de segurança ativa como frenagem automática e alerta de saída de faixa, que normalmente são oferecidos como opcionais em outros modelos. Isto ajudaria a reduzir o preço para algo em torno de R$ 125 mil, mas o ideal seria conseguir chegar em um valor na casa dos R$ 120 mil, pois assim seria a versão para enfrentar o Volkswagen Nivus Comfortline, atualmente comercializado por R$ 121.670.
A tabela do Inmetro aponta que terá o motor 1.0 turbo que equipa a maior parte da linha do Fastback, com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Esta versão aparece com o mesmo consumo que a configuração Audace, fazendo 8,4 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, o rendimento sobe para 11,9 km/litro e 14,6 km/litro, respectivamente.
O registro no Inmetro listando o Fastback Drive 1.0 não é uma certeza que o modelo será lançado. Alguns carros, como Kia Stonic, aparecem com versões que nem estão nas lojas. E, mesmo que seja algo real e que a Fiat pretenda oferecer uma nova configuração de entrada no futuro, isto não acontecerá agora. Afinal, o carro acabou de chegar às lojas sem esta versão e a Stellantis tem tido problemas para atender à demanda de todos os seus veículos entre as marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot.
Outro modelo que apareceu recentemente foi o Jeep Renegade na versão Limited, que antes era a opção mais cara com o motor 1.8 flex e deixou de ser oferecido com o lançamento da reestilização, quando passou a ter somente o 1.3 turbo. Esperava-se que fosse uma das novidades da linha 2023, porém isto não aconteceu.