Volkswagen polo 2023
A mudança de estratégia da Volkswagen com o Polo inclui fazer um hatchback mais econômico. Além das mudanças para o Proconve L7, o Polo 2023 recebeu uma versão menos potente do motor 1.0 turbo, agora chamada de 170TSI – não chega a ser a mesma configuração que estava no saudoso Up.
Para isso, comparamos os números de consumo homologados em cada categoria. O Polo MPI, com o 3-cilindros aspirado e câmbio manual de 5 marchas, está comparado aos demais hatches compactos com a motorização 1.0 aspirada e câmbio manual, seja de 5 ou 6 marchas. Para o novo 170TSI, a comparação com os 1.0 turbo com câmbio manual, automático e com o 200TSI.
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo MPI | 14 km/litro | 15,4 km/litro | 9,6 km/litro | 10,9 km/litro |
Chevrolet Onix 1.0 | 13,3 km/litro | 16,6 km/litro | 9,4 km/litro | 11,6 km/litro |
Hyundai HB20 1.0 | 13,1 km/litro | 15 km/litro | 9,8 km/litro | 10,7 km/litro |
Fiat Argo 1.0 | 14,1 km/litro | 15,8 km/litro | 9,8 km/litro | 11 km/litro |
Renault Sandero 1.0 | 13,9 km/litro | 14,7 km/litro | 10 km/litro | 10,2 km/litro |
Peugeot 208 1.0 | 14,7 km/litro | 16,3 km/litro | 10,4 km/litro | 11,3 km/litro |
Entre os aspirados, o Polo MPI tem bons números, mas não os melhores do segmento. Com gasolina na cidade, é melhor que Onix, HB20 e Sandero. Curiosamente, fica atrás dos modelos com o motor 1.0 Firefly, Argo e 208. Na estrada, o Onix leva a vantagem pela sexta marcha, seguido do 208. Com etanol, se repete o que acontece com gasolina.
1.0 turbo manual (+ aspirado manual não-1.0)
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo 170TSI | 14 km/litro | 16,4 km/litro | 9,6 km/litro | 11,5 km/litro |
Chevrolet Onix 1.0T MT | 13,1 km/litro | 16,1 km/litro | 9,1 km/litro | 11,1 km/litro |
Hyundai HB20 1.0T MT | 13,7 km/litro | 15,5 km/litro | 9,5 km/litro | 10,9 km/litro |
Fiat Argo 1.3 | 13,1 km/litro | 15,0 km/litro | 9,1 km/litro | 10,5 km/litro |
O novo motor 170 TSI já mostra sua eficiência quando comparado aos demais hatches 1.0 turbo com câmbio manual. Em todas as médias, ele é o melhor, ainda mais quando comparado ao Fiat Argo, o único aspirado, com o 1.3 Firefly, da categoria. A receita da VW deve ser a mesma do Up, com um câmbio de 5 marchas com escalonamento mais longo, ajudando na eficiência rodoviária, principalmente. Vale lembrar que Onix e HB20 usam caixas de 6 marchas.
1.0 turbo automático (+ aspirados 1.5 e 1.6 automáticos)
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo 170TSI AT6 | 12,5 km/litro | 15,3 km/litro | 8,7 km/litro | 10,8 km/litro |
Chevrolet Onix 1.0T AT6 | 11,9 km/litro | 15,1 km/litro | 8,4 km/litro | 10,4 km/litro |
Hyundai HB20 1.0T AT6 | 12,2 km/litro | 14,3 km/litro | 8,6 km/litro | 10,2 km/litro |
Toyota Yaris 1.5 CVT | 12,2 km/litro | 13,9 km/litro | 8,7 km/litro | 9,8 km/litro |
Honda City Hatch 1.5 CVT | 13,3 km/litro | 14,8 km/litro | 9,1 km/litro | 10,5 km/litro |
Peugeot 208 1.6 AT6 | 11,1 km/litro | 12,9 km/litro | 7,7 km/litro | 9,1 km/litro |
Com o câmbio automático, o Polo 170 TSI repete os bons resultados na estrada, seja com gasolina ou etanol. Na cidade, a briga é com o Honda City Hatch e seu 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT, um modelo que já testamos algumas vezes e sempre surpreende pelo bom consumo. Quando comparado ao 208 com o 1.6 aspirado, a diferença é bem maior.
200 TSI (2022) vs. 170 TSI (automáticos)
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
Polo 170TSI AT6 | 12,5 km/litro | 15,3 km/litro | 8,7 km/litro | 10,8 km/litro |
Polo 200TSI AT6 | 12,2 km/litro | 15,1 km/litro | 8,4 km/litro | 10,3 km/litro |
E a comparação mais esperada. O Polo 200TSI chegou a ser homologado para a linha 2022 com sistema start stop, mas o 170 TSI é mais eficiente sem o sistema em todas as medições. E aqui consideramos as versões automáticas de ambos os motores, já que o 200 TSI não chegou a ter opção manual. Por outro lado, é uma diferença pequena, no máximo 0,5 km/litro, para uma redução de potência de até 128 cv para até 116 cv.