Volkswagen prevê continuidade de crise dos chips em 2023

Segundo diretor de compras da montadora, ainda haverá um déficit estrutural de semicondutores no próximo ano

125
Crise dos chips
Volkswagen criou força-tarefa para não ter sua produção atingida novamente pela falta de semicondutores

Crise dos chips

Crise dos chips – A indústria automotiva foi diretamente atingida pela crise provocada pela falta de semicondutores nos últimos dois anos e o cenário para 2023 não é motivador. A Volkswagen acredita que o problema da falta de chips automotiivos não será solucionado no próximo ano.

“No geral, a situação melhorou, mas apenas em pequenos passos. Os investimentos estão no caminho certo, mas ainda haverá um déficit estrutural em semicondutores até 2023”, afirmou o diretor de compras da montadora, Murat Aksel, em entrevista à Automotive News Europe.

Montadoras mudam destino de chips visando maior lucro

Segundo especialistas, uma outra barreira para a superação da crise de semicondutores é que as montadoras têm direcionado os poucos chips disponíveis para a produção de modelos mais caros, de olho nas margens de lucro mais altas.

Os carros mais luxuosos e tecnológicos usam mais semicondutores, o que aumenta a demanda, apesar da queda de produção.

Por outro lado, o executivo da Volkswagen disse que as perspectivas acerca do impasse de chicotes elétricos estão mais otimistas, já que essa cadeia de suprimentos está estável novamente.

Força-tarefa para evitar frear produção novamente

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a VW criou uma força-tarefa com seus fornecedores para não ter a produção ainda mais afetada. O diretor de compras contou que a montadora investiu na construção de sites de backup em outros países para se precaver caso a situação da guerra se agrave.

Além de chips e chicotes de fios, Aksel alertou que mais deslocamentos nas cadeias de suprimentos são prováveis ​​no futuro. “O que vimos nas cadeias de suprimentos nos últimos dois anos é o novo normal e, com as novas questões geopolíticas, tudo será mais complexo e desafiador”, projetou o diretor da Volkswagen.

A perspectiva da Volkswagen também é compartilhada por outros estudos. Durante o #ABX22, a consultoria S&P Global projetou que a crise dos chips automotivos deve perdurar até o início de 2024. Além do mais, recentemente, Honda e Toyota anunciaram novos cortes em sua produção global devido à escassez de componentes.