Subaru lança híbridos no Brasil
Dentre as marcas cuidadas pelo Grupo Caoa, a Subaru é a mais discreta, sem dúvidas. Mas não está parada. Pelo menos agora, com a chegada das versões e-Boxer do Forester e do XV, os primeiros modelos híbridos da marca japonesa no Brasil.
Estas versões dos dois utilitários esportivos se valem de sistema híbrido leve. O conjunto e-Boxer consiste no motor 2.0 quatro cilindros a gasolina, aspirado e com injeção direta de 150 cv e 19,8 kgf.m a 4.000 rpm que recebe o auxílio de uma pequena unidade elétrica de 12,3 kW e o equivalente a 16 cv e 6,7 kgf.m.
Motor elétrico atua em certas condições
Esse motor elétrico é alimentado por baterias de lítio e atua como uma espécie de gerador para determinadas situações de condução. O propulsor é ativado em paradas no trânsito, em acelerações a partir destes momentos de inércia e mesmo em velocidades baixas. Em retomadas ou velocidades mais altas, também pode auxiliar o motor à combustão.
O Forester e o XV e-Boxer são equipados com câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. A tração, como em todo Subaru que se preze, é a integral Symmetrical All-Wheel Drive, que distribui a força para cada um dos eixos de acordo com a demanda.
Segundo a marca, o conjunto híbrido garantiu melhora de 19% no consumo do XV e de 11%, no caso do Forester. Pelos padrões do Inmetro, o XV e-Boxer anota médias de 12,2 km/l na cidade e 12,9 km/l, na estrada. Já o Forester fez, respectivamente, 11,2 km/l e 11,6 km/l.
Grade ativa e itens semi-autônomos
O Forester híbrido também chega com sua reestilização de meia-vida. O SUV teve faróis, para-choque e grade redesenhados. A grade, por sinal, traz a tecnologia com pomposo nome de Active Grill Shutter, com controle automático de abertura e fechamento conforme a velocidade e a temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
O SUV também passa a ser equipado com a chamada quarta geração do EyeSight, o pacote de itens de auxílio ao motorista da Subaru. De acordo com a montadora, foram aprimoradas funções como o sistema de frenagem de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo e assistente ativo de permanência em faixa.
Outro item novo no Forester é o reconhecimento facial de até cinco motoristas. O dispositivo permite que a central eletrônica do carro ajuste automaticamente as configurações individuais das posições do banco, dos espelhos externos, além da regulagem do ar-condicionado e das preferências do computador de bordo.
Os dois modelos já estão à venda nas concessionárias da marca. O Forester e-Boxer custa R$ 223.900, enquanto o XV e-Boxer tem preços a partir de R$193.900.