A6 Avant e-tron
As peruas estão em extinção na indústria automotiva, mas a Audi deu um jeito de preservá-las. A marca alemã apresenta a A6 Avant e-tron Concept, sua futura station-wagon elétrica. Derivado do sedã conceitual A6 e-tron mostrado em 2021, o novo modelo está praticamente pronto para entrar em produção e promete alta capacidade de carga das baterias.
Com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura – mesmas dimensões do sedã -, além de um belíssimo design, a A6 Avant e-tron usa a plataforma PPE (Premium Platform Electric), base que foi liderada pela engenharia da Audi em parceria com a Porsche dentro do Grupo Volkswagen. Um dos destaques da station-wagon elétrica é sua autonomia, de até 700 km – pelos padrões europeus WLTP, os mais “otimistas”.
Aerodinâmica e baterias de alta performance
Segundo a montadora, isso é possível graças a um coeficiente aerodinâmico de ótimos 0,24cx e ao conjunto de baterias de alta performance. São 800 volts e 270 kW de capacidade de carga para “alimentar” dois motores elétricos – um em cada eixo – com potência combinada de 475 cv e 81,6 kgm de torque.
Desta forma, ainda com base em informações da Audi, a A6 Avant e-tron será capaz de fazer o 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. O que mais surpreende, porém, é que a station-wagon elétrica consegue 300 km de alcance a mais com apenas 10 minutos na tomada de uma estação de carga rápida. E em menos de 25 minutos no mesmo tipo de eletroposto, é possível obter 80% da capacidade de armazenamento da bateria.
Perua zero combustão estreia em breve
Station-wagon elétrica da marca alemã usa nova arquitetura para EVs liderada pela Audi
Pelo cronograma da montadora alemã, a nova station-wagon elétrica entra em produção em 2024. Será o primeiro fruto da arquitetura PPE, mas o quinto veículo zero combustão da Audi, que atualmente já vende os modelos e-tron, e-tron Sportback, RS e-tron GT e Q4 Sportback.