SUVs e veículos eletrificados têm recorde de participação de mercado em janeiro

Apesar da queda das vendas em janeiro, demanda por modelos do segmento ganhou espaço

211

Carros elétricos e híbridos

Carros elétricos e híbridos

Carros elétricos e híbridos – Janeiro de 2022 reforçou a tendência de aumento da participação dos SUVs no mercado. O market share dos utilitários esportivo chegou a 50,6%, o maior patamar já registrado pela Anfavea, a associação que representa as montadoras. A entidade apresentou os resultados da indústria no primeiro mês de 2022 em coletiva de imprensa na segunda-feira, 7.

O mercado total, somando leves e pesados, foi de 126,5 mil emplacamentos em janeiro, com queda de 26,1% sobre o mesmo mês de 2021 e de 38,9% em relação a dezembro. “A demanda por SUVs diminuiu menos do que a por veículos dos outros segmentos do mercado”, esclarece Luis Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Elétricos e híbridos abrem caminho no mercado brasileiro

Outro movimento que se consolidou em janeiro foi o crescimento da participação de veículos com novas tecnologias de propulsão, como elétricos, híbridos ou a gás, no caso dos caminhões e ônibus. A Anfavea calcula que 2,2% das vendas de automóveis e comerciais leves foram de modelos eletrificados, principalmente híbridos, com 2,5 mil unidades.

“Estamos caminhando devagar para transformar a indústria e trazer novas tecnologias para a descarbonização”, destacou Moraes.

Ainda que o porcentual seja tímido, o presidente da Anfavea lembra que há evolução significativa na comparação com a participação média de 1,8% registrada em 2021.

No caso dos veículos pesados, em janeiro a participação das novas tecnologias de propulsão foi de 0,8% no total de vendas de caminhões e ônibus, com evolução de 0,5 ponto porcentual sobre o resultado do ano passado. Foram emplacados 63 modelos eletrificados e 14 com propulsão a gás.