API cancela licenciamentos provisórios para lubrificantes HDDO

200

API cancela licenciamentos provisórios

API cancela licenciamentos provisórios

O American Petroleum Institute (API) anunciou que fechou o licenciamento provisório para os óleos lubrificantes Havy Duty Diesel Oil (HDDO), API CH-4, CI-4 (incluindo CI-4 PLUS), CJ-4, CK-4 e FA-4.

A decisão segue o conselho do Painel de Vigilância Volvo/Mack da ASTM D02.B02 de que o teste do motor Mack T-12 está agora disponível para ser executado novamente em laboratórios de teste independentes.

Os comerciantes de lubrificantes com formulações que foram provisoriamente licenciadas devido à indisponibilidade do teste Mack T-12 devem agora obter um resultado Mack T-12 aprovado dentro de seis meses a partir da data de notificação do API.

O American Petroleum Institute, com sede em Washington, D.C., EUA, fez o anúncio oficial em 15 de setembro de 2021. Este procedimento está de acordo com o parágrafo 6.7 do Sistema de Licenciamento e Certificação de Óleo de Motor API 1509 (EOLCS).

Passos para o licenciamento total da formulação de óleo

Ao passar no teste Mack T-12, o licenciado solicitará o licenciamento total da formulação inserindo uma nova formulação no sistema de inscrição online EOLCS e aplicando a formulação a cada produto afetado antes de enviá-la ao API para revisão.

O American Petroleum Institute analisará a formulação e, uma vez aprovada, retirará a formulação licenciada provisoriamente. Se um óleo com licença provisória não passar no Mack T-12, o licenciado deve notificar o API imediatamente.

O licenciado concorda em tomar qualquer ação corretiva, incluindo recall de produto, necessária para proteger os consumidores ou API dentro de um prazo a ser especificado pelo API.

Se uma nova formulação de óleo não for recebida pelo API até o final do período de seis meses, o API cancelará a licença provisória para aquela formulação e ela será removida de todos os produtos associados.

Se nenhuma formulação ativa permanecer para um produto, a API cancelará o produto e notificará o licenciado de que a categoria de serviço API S no símbolo de serviço API e a marca de certificação API não serão mais exibidas no rótulo desse produto.

Para obter mais informações, entre em contato com EOLCS@api.org.