Volkswagen ID.2 será um SUV elétrico compacto com perfil urbano

Duas reportagens dão novas pistas sobre mais um dos modelos elétricos do Grupo VW

855

Volkswagen ID.2

Volkswagen ID.2

Os planos para os carros elétricos da Volkswagen sugeriam provisoriamente o acréscimo de mais dois modelos à sua linha ID. nos próximos anos. Eles serão posicionados abaixo do ID.3 e ID.4 que já estão no mercado e terão como alvo os compradores que procuram carros elétricos urbanos e acessíveis.

Nesse sentido, têm surgido especulações sobre o tipo de veículo que o próximo VW ID.2 será, e duas novas reportagens finalmente lançam alguma luz sobre o mistério – ambas afirmam que o modelo será mais um SUV totalmente elétrico.

Volkswagen ID.4 estreia

As matérias, uma da Auto Express e outra da Automotive News Europe, corroboram ao pintar o ID.2 como um SUV compacto. O que faz todo sentido, já que a popularidade desse tipo de carro cresce rapidamente. A Volkswagen supostamente tem trabalhado no desenvolvimento de uma versão acessível de sua plataforma MEB totalmente elétrica, que servirá de base para modelos compactos e acessíveis de outras marcas do Grupo VW, como SEAT e Skoda.

No entanto, ainda não está claro quando veremos a estreia do VW ID.2. Rumores do final do ano passado sugeriam que o modelo chegaria ao mercado em 2023, embora as duas reportagens mais recentes forneçam informações conflitantes. A Automotive News Europe não espera que o modelo chegue até 2027, enquanto a Auto Express foi um pouco mais otimista, relatando uma estreia antes do final de 2025. Uma possibilidade é ver a estreia do ID.2 como um modelo SEAT ou Skoda antes da versão Volkswagen, o que pode estar contribuindo para a confusão sobre quando veremos a estreia do SUV compacto.

Como outros modelos da linha ID, o ID.2 oferecerá vários tamanhos de bateria, com a menor opção tendo apenas 30 kWh, o que se traduziria em cerca de 120 milhas (193 quilômetros) de autonomia. Seu principal apelo seria o preço mais baixo.

A matéria da Automotive News Europe diz que os mini-elétricos do grupo terão preços iniciais em torno de 19.000 euros (R$ 117.000 nas taxas de câmbio atuais). A publicação também relatou que o Grupo VW encarregou a Skoda de desenvolver o ID.2 e outros elétricos compactos da marca.