Maersk encomenda primeiro navio movido a metanol

315
Navio movido a metanol
Foto cortesia de A.P. Moller – Maersk

Navio movido a metanol

A empresa de navegação Maersk assinou um contrato de construção naval com a Hyundai Mipo Dockyards para o primeiro navio de contêineres do mundo neutro em carbono, movido a metanol.

O navio alimentador (feeder), que ostentará a bandeira dinamarquesa, usará uma tecnologia de motor duplo que permite navegar com metanol ou combustível tradicional com muito baixo teor de enxofre.

A Maersk anunciou a intenção de encomendar o navio em 17 de fevereiro de 2021.

“Este navio porta-contêiner inovador mostra que soluções escaláveis ​​para resolver adequadamente o desafio de emissões do transporte já estão disponíveis hoje. A partir de 2023, isso nos dará uma experiência valiosa na operação de navios porta-contêineres do futuro, ao mesmo tempo em que oferece um produto verdadeiramente neutro em carbono para nossos muitos clientes que procuram nossa ajuda para descarbonizar suas cadeias de abastecimento ”, disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO da Fleet & Strategic Marcas, AP Moller – Maersk.

O navio alimentador terá 172 metros de comprimento e navegará na rede da Sealand Europe, uma subsidiária da Maersk, na rota marítima do Báltico entre o Norte da Europa e a Baía de Bótnia.

MAN e Hyundai juntas no projeto

A configuração de propulsão de metanol para o navio será desenvolvida pela MAN Energy Solutions e Hyundai Engine and Machinery (motor principal) e Himsen (motor auxiliar) em colaboração com Hyundai Mipo e Maersk.

A sociedade de classificação será a American Bureau of Shipping (ABS). “Desenvolver esta embarcação é um desafio significativo, mas já percorremos um longo caminho em nosso trabalho com o estaleiro e os fabricantes para atingir esse marco. Embora estejamos sendo pioneiros nessas soluções para nossa indústria, estamos trabalhando com tecnologias comprovadas e o potencial de custo de escalonamento adicional está se tornando muito claro para nós ”, disse Ole Graa Jakobsen, chefe de Tecnologia de Frota, A.P. Moller – Maersk.

Mais da metade dos maiores clientes da Maersk definiram, ou estão em processo de definir, metas ambiciosas baseadas na ciência ou de carbono zero para suas cadeias de abastecimento, tornando o pedido mais um passo importante nos esforços da Maersk para apoiar o número crescente de clientes que pedem produtos neutros em carbono.