Qualidade dos lubrificantes terá destaque no Encontro com o Mercado

147

 

qualidade dos lubrificantes

A qualidade dos lubrificantes no mercado brasileiro tem sido foco de atenção da ANP durante muitos anos, e também um tema constante nas agendas de fóruns técnicos. A Agência prepara para breve uma revisão importante no Programa de Monitoramento dos Lubrificantes, e já antecipou alguns pontos relevantes, com o lançamento em 9 de junho do Painel Dinâmico da Qualidade dos Lubrificantes.

Qualidade dos Lubrificantes no Encontro com o Mercado

Felipe Feitosa de Oliveira – CPT/ANP

A qualidade dos lubrificantes será destaque no 11º Encontro com o Mercado – América do Sul, com a participação do Coordenador da Coordenação de Petróleo, Lubrificantes e Produtos Especiais do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP, Felipe Feitosa, que irá trazer aos participantes as mais novas diretrizes da agência sobre o assunto.

Desde que assumiu a atual posição na ANP, Felipe tem se colocado à disposição para ouvir as reivindicações do mercado, realizando reuniões, seminários, e participando de fóruns, com vistas a dar subsídios à Agência para implementar uma linha regulatória que atenda às necessidades dos consumidores, que também seja adequada ao setor produtivo, sem perder a austeridade necessária.

O painel lançado pela ANP consolida informações do monitoramento de lubrificantes e possibilita a visualização de seus dados de forma inédita. É uma ferramenta de análise destinada a empresas, órgãos de governo, universidades, imprensa e à sociedade como um todo, além de estar em consonância com a política de transparência adotada pela ANP.

Entre os dados disponíveis, estão índices de qualidade nacionais e dados sobre as amostras analisadas, entre outros. É possível aplicar filtros como data de fabricação do produto analisado, empresa responsável pela produção, marca comercial e número de registro dos produtos.

Consumidor vê produtos que não atendem à qualidade exigida

A ferramenta disponibiliza ainda a lista de todos os lubrificantes registrados pela ANP, para que os consumidores possam consultar os produtos autorizados antes de adquiri-los, bem como seções de informações gerais sobre o assunto e de perguntas e respostas mais frequentes.

Os dados serão atualizados conforme os resultados de amostras analisadas forem concluídas e inseridas no banco de dados.

Bimestralmente, a ANP publica também os Boletins do PML, onde podem ser identificados todos os produtos que apresentam não conformidades (https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletim-de-monitoramento-de-lubrificantes).

Acesse o Painel Dinâmico da Qualidade dos Lubrificantes: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-do-programa-de-monitoramento-de-lubrificantes

Conheça também o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) (https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/programas-monitoramento/programa-de-monitoramento-da-qualidade-dos-combustiveis) e o Painel Dinâmico do PMQC (https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-do-pmqc).