Sensor para carros autônomos
Sensor para carros autônomos – A startup de sensores autônomos Aeva Technologies anunciou na quinta-feira, 6, que desenvolveu tecnologia pioneira para carros autônomos. A empresa afirma que seu sensor lidar é capaz de detectar veículos a mais de 500 metros de distância. No caso de pedestres, a identificação acontece a distância de mais de 350 metros, mesmo com baixa luminosidade.
A Aeva criou um sensor lidar 4D que gera um mapa tridimensional da estrada e pode detectar o movimento de objetos distantes, ajudando a distinguir entre objetos imóveis e móveis, como árvores ou pedestres.
O alcance de detecção dos sensores é uma métrica importante para que as montadoras determinem a distância de frenagem do veículo autônomo, principalmente em casos de emergência.
Esses sensores enviam feixes de laser e captam os reflexos de luz no entorno para detectar o objeto. Um dos principais desafios é identificar obstáculos escuros. De acordo com a Aeva, sua tecnologia é capaz de identificar objetos com refletividade abaixo de 10% em longas distâncias.
Fundada em 2017 por ex-engenheiros da Apple, a Aeva desenvolve tecnologia de sensoriamento para direção automatizada. A empresa tem negócios com a fornecedora automotiva japonesa Denso Corporation e com a alemã ZF para a produção em massa de seus sensores. E é apoiada pela Porsche SE, Adage Capital, Lux Capital e Canaan Partners, entre outros.
#portallubes #lubrificantes #graxas #carros #automóveis #Motos #motocicletas #caminhões