Renault e PSA prometem banir totalmente os motores a diesel até 2025

Marcas francesas se adaptam a regras de emissões mais rígidas e caminham para a eletrificação

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Renault e PSA prometem banir totalmente os motores a diesel até 2025Renault e PSA

Renault e PSA – Proibido para carros de passeio no Brasil desde 1976, o diesel como combustível sempre foi bem difundido na Europa, pelo menos até agora, onde a eletrificação começa a mudar o cenário com a previsão de banimento progressivo dos carros a combustão em vários países. E por lá, duas marcas francesas, a Renault e a Peugeot-Citroën, que sempre estiveram à frente no uso desse combustível, anunciaram que irão banir definitivamente os motores a diesel até 2025.

Com a mudança no regulamento de emissões que fica mais rigoroso na União Europeia, a Renault irá substituir sua tradicional linha dCi por seus híbridos e híbridos plug-in e-Tech. Essas novas opções de motorização já estão chegando aos seus modelos mais populares como Clio, Captur e Megane.

Renault Captur E-Tech

O novo Diretor de Engenharia da Renault, Guilles Le Borgne, afirmou que a atual geração de propulsores a diesel dCi será a última. Além disso, o executivo também disse que a partir de 2025 todos os modelos a gasolina contarão com sistemas de propulsão híbrida. Tudo dentro do esforço de eletrificação da marca francesa.

Peugeot 508 SW PSE (2020) - perua

O Grupo PSA também confirmou o encerramento do desenvolvimento de seus motores a diesel. Laurent Blanchet, gerente de produto da Peugeot, afirmou que a rápida evolução dos carros elétricos nos próximos anos justifica essa decisão, anunciando um compromisso total com os híbridos e os elétricos puros.

“Os progressos a serem realizados até 2025 no domínio da autonomia e os esforços relativos à instalação de estações de carregamento permitirão que as frotas passem da gasolina/diesel para o elétrico”.

O executivo também afirma que a rede de concessionários se comprometerá a orientar os proprietários de veículos híbridos plug-in da importância de manter a bateria sempre recarregada, uma vez que a imprensa europeia relata que a maioria deles não se atenta para o carregamento das baterias.

Fonte: FCO