Reduzindo os resíduos de óleo entre misturas em uma fábrica

67

Reduzindo os resíduos de óleoReduzindo os resíduos de óleo da lavagem da planta de mistura

A Agência de Proteção Ambiental do Estado dos Estados Unidos concedeu recentemente uma doação de US $ 300.000 a uma universidade de Nova Jersey que tentará ajudar a ExxonMobil a reduzir o óleo residual liberado entre a mistura de diferentes lubrificantes.

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Química da Rowan University trabalharão com a planta de mistura da empresa em Paulsboro, New Jersey, pelos próximos dois anos.

“Estamos encontrando maneiras de minimizar os efeitos danosos na qualidade do óleo lubrificante e resíduos no meio ambiente e de usar esses recursos de maneira criteriosa”, disse a professora assistente Kirti M. Yenkie em um artigo publicado na semana passada no site de notícias da escola, Rowan Today.

Rowan e EPA disseram que a concessão se concentra na redução da quantidade de óleo residual gerado quando os tubos da planta de mistura são lavados conforme a produção muda de um produto para o outro. O processo de lavagem utiliza materiais de limpeza que se misturam com o óleo, tornando-o inutilizável.

As autoridades disseram que os pesquisadores tentarão reduzir o grau de degradação do óleo lavado, tanto pela engenharia do processo de lavagem quanto pela alteração da química dos materiais de limpeza. Yenkie, que começou a pesquisar processos de descarga um ano atrás, disse que espera que quaisquer avanços possam ser empregados em outras fábricas, bem como em outros tipos de instalações.

“Esperamos que essas soluções possam ser utilizadas em oficinas de reparo automotivo e indústrias de tintas à base de óleo que historicamente usaram métodos antiquados de limpeza e descarte”, disse ela. Se for assim, ela estimou que as melhorias poderiam reduzir a quantidade de óleo residual gerado em até 3 milhões de libras apenas na Região 2 da EPA, que abrange Nova York, Nova Jersey e Porto Rico, e economizar dezenas de milhões de dólares em custos de descarte para as empresas .

O financiamento para Rowan foi parte de US $ 9,3 milhões em doações que a EPA concedeu a organizações em todo o país para ajudar a prevenir a poluição.