O 10º Encontro Internacional com o Mercado América do Sul 2020

94

Encontro Internacional com o MercadoEncontro Internacional com o Mercado

Encontro Internacional com o Mercado América do Sul – As mudanças obrigatórias trazidas pela pandemia da Covid-19, impuseram enormes desafios a todos os mercados do mundo e, principalmente, à área de eventos, que foi praticamente paralisada por um bom tempo, até que se conseguisse reinventar a dinâmica das conferências, entrevistas e palestras. E foi com esse espírito renovador e resiliente que a Editora Onze aceitou o desafio, entendendo a necessidade do mercado brasileiro de lubrificantes de manter-se bem informado e atualizado. Afinal, estávamos celebrando 10 anos de existência do Encontro com o Mercado – América do Sul e não poderíamos nos conformar em apagar a chama que brilhou durante todo esse tempo, com a missão de ouvir o mercado e a ele retornar com informações relevantes.

Tivemos a confirmação de parceiros importantes que entenderam a delicadeza do momento e confiaram mais uma vez no potencial desse trabalho que vem a cada ano solidificando a capacidade de realização da revista Lubes em Foco e do Portal Lubes. Partimos então para a adaptação e alinhamento de uma plataforma digital, que pudesse dar corpo e executar uma transmissão segura e com qualidade. A confiança e a credibilidade no evento, facilitaram o rápido atendimento de palestrantes de alto nível, nacionais e internacionais, ao chamado sem muita antecedência para contribuir com a transmissão de conhecimentos importantes ao público especializado que já nos acompanha há uma década. Com o suporte dos patrocinadores, foi possível oferecer a esse público o acesso gratuito às transmissões do evento pela internet e ampliar de forma considerável o número de participantes, dentro e fora do país, interessados nos temas abordados pelo evento.
Outro desafio foi realizar um evento que tradicionalmente leva dois dias inteiros, pela internet. A quantidade de horas que o participante teria que ficar em frente a uma tela de computador ou celular era algo crítico a ser considerado. E foi então que fizemos uma opção inovadora que se mostrou bastante aceita e eficaz. Durante cinco dias, entre 14 e 18 de setembro, com no máximo duas horas por dia, sempre no mesmo horário, às 14horas, foi desenvolvida uma cuidadosa agenda, incluindo temas sobre Economia, Mercado e Tecnologia, com palestras e debates com a participação do público, tudo isso com tradução simultânea entre as línguas Portuguesa e Inglesa.

Já no primeiro dia, a tradicional palestra de abertura sobre Economia, foi proferida novamente por Guilherme Mercês que, mesmo ocupando a posição de Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, com um tempo extremamente exíguo e considerando as limitações políticas do cargo, atendeu prontamente o nosso convite e mostrou, com bastante propriedade e conhecimento técnico do assunto, uma série de caminhos para a recuperação de uma Economia bastante desafiadora como a do Estado do Rio, encarando esse momento crítico como uma janela de oportunidade para a recuperação. O Secretário citou dois grandes pilares que, a seu ver, formam a sustentação da construção de um futuro melhor. Esses pilares seriam a reforma do sistema tributário e um programa de mudanças estruturais importantes que aumentarão a eficiência da máquina pública, como a venda de empresas e ativos.

Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 78, apresentada abaixo: