Nissan Magnite
Um dos principais modelos do plano de renovação da Nissan acaba de ser apresentado na Ásia. O Nissan Magnite é um pequeno crossover com apenas 4 metros de comprimento e que terá um papel importante no Brasil, tornando-se o modelo de entrada da empresa no lugar do March – como Motor1.com revelou com exclusividade. A estreia do carro na Índia acontecerá somente no ano que vem, e quanto a produção por aqui é esperada para 2022.
O Nissan Magnite nasceu como um projeto da Datsun, divisão de baixo custo da empresa, de olho no mercado asiático. Como a Datsun será descontinuada, o veículo passou para a Nissan. É construído com a plataforma CMF-A+, uma versão modificada da arquitetura do Renault Kwid que é usada também em variantes do subcompacto, como a minivan Triber e o futuro crossover Kiger.
Nissan Magnite 2021
Como só será lançado em 2021, a fabricante segurou todas as informações técnicas sobre o Magnite. Sabemos que terá menos de 4 metros de comprimento (se seguir os rivais Hyundai Venue e Kia Sonet, será algo como 3,99 m). As únicas medidas reveladas é que terá uma distância de 205 mm em relação ao solo e o porta-malas terá capacidade para 336 litros.
Visualmente, o Magnite traz elementos do nosso Kicks, como o caimento do teto e os faróis espichados em LED com projetor duplo. Só que a maior parte do design vem de outros modelos da Datsun, como o Redi-Go, repetindo itens como formato da grade e as luzes em LED nos para-choques. A traseira é própria, adotando lanternas na horizontal que já haviam sido adiantas em um teaser. As rodas são de liga leve de 16″ para todas as versões.
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Do lado de dentro encontramos uma cabine muito parecida com a do Triber. O posicionamento das saídas de ar, comandos do ar-condicionado, central multimídia e de outros itens é igual, mas a Nissan alterou as peças e o formato de alguns acabamentos, mudando o suficiente para que passe a impressão de ser outro carro – até porque precisa se diferenciar do Renault Kiger.
Terá uma central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, que também mostrará as imagens das câmeras 360°. O painel de instrumentos utiliza um display TFT de 7”, mostrando informações como consumo médio e pressão dos pneus. Ainda não foi confirmado se esses itens estarão só na versão topo de linha ou se serão de série. A variante apresentada na Índia mostra outros itens, como carregador wireless para smartphones e sistema de som JBL com seis alto-falantes. Trará controle de estabilidade e tração também de série, mas a fabricante não falou nada sobre os airbags – que não são obrigatórios na Índia.
Na motorização, embora a Nissan não tenha confirmado oficialmente, é dado como certo que terá um motor 1.0 aspirado de 73 cv nas versões mais básicas, sempre com com câmbio manual de 5 marchas. As configurações mais caras adotarão o novo 1.0 turbo de três cilindros, que deve entregar uma potência entre 95 cv e 100 cv, combinado ao automático do tipo CVT.
Apesar de ter nascido na Índia, o crossover será um modelo global. Guilluame Cartier, vice-chairman da Nissan para África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania, confirmou que o veículo será lançado em outros mercados no futuro. A Índia será responsável pela montagem para a maioria dos países. Apesar da declaração, a empresa não diz ainda onde mais irá lançar o crossover.
Como revelado em primeira mão por Motor1.com, o Magnite será a aposta da Nissan para o segmento de entrada, substituindo o March (que teve sua produção encerrada). O lançamento está previsto para março de 2022 e o crossover deve ser produzido em São José dos Pinhais (PR), onde está a fábrica da Renault que faz o Kwid, aproveitando que compartilham plataforma.