ADNOC quer dar garantia aos seus básicos

68

ADNOC garantirá seus óleos básicosADNOC garantirá seus óleos básicos

A Abu Dhabi National Oil Co. (ADNOC) disse na segunda-feira que agora vai garantir que seus óleos básicos atendam aos parâmetros especificados para o índice de viscosidade e tendência de evaporação em altas temperaturas operacionais.

A mudança representa um esforço para obter o reconhecimento do mercado  das características de alto desempenho de seus óleos básicos e talvez para se adaptar à crescente dificuldade que os novos entrantes enfrentam na obtenção de aprovações de lubrificantes acabados para seus óleos básicos.

Os básicos da ADNOC são produzidos pela Takreer, o braço de refino da empresa, em sua refinaria de combustíveis em Al Ruwais, nos Emirados Árabes Unidos. A planta foi inaugurada em 2016, com capacidade para produzir 500.000 toneladas métricas por ano de óleos Grupo III e 100.000 t / ano do Grupo II.

Em um comunicado à imprensa na segunda-feira, a ADNOC disse que vai garantir que os óleos do Grupo III atendam a uma especificação definida pelo índice de viscosidade e volatilidade Noack, a tendência de evaporação dos lubrificantes em temperaturas de operação do motor automotivo, conforme definido pelo teste de bancada ASTM D5800. Ela disse que o óleo de 4 centiStoke da empresa tem garantia de um V.I. de 127 e volatilidade Noack de 12. Os óleos 6 e 8 cSt têm garantia de V.I. de 130 e volatilidade Noack de 7 e 4, respectivamente.

A empresa disse que isso classificaria esses óleos como Grupo III+. O American Petroleum Institute define as categorias do Grupo I, II e III de estoques básicos parafínicos com base em V.I. e níveis de saturados e enxofre. Os óleos do Grupo III têm V.I. de mais de 120, são mais de 90% de moléculas saturadas e contêm menos de 0,03% em peso de enxofre. Grupo II+ e Grupo III+ são categorias de marketing informal utilizadas cada vez mais na indústria. Grupo III+ é geralmente reconhecido como referindo-se a óleos do Grupo III com V.I. de 130 ou superior.

Segundo a empresa, há uma demanda crescente para o Grupo III+ porque as especificações do óleo de motor automotivo estão tendendo a uma viscosidade mais baixa e menor Noack.

“Para os fabricantes de lubrificantes, um óleo básico de alto desempenho é uma opção ideal para lubrificantes de primeira linha, enquanto para os clientes um óleo base de maior qualidade significa melhor eficiência de combustível para seus carros”, disse Muhra Al Suwaidi, vice-presidente interino de vendas de óleos básicos e produtos especiais, na Direção de Marketing, Abastecimento e Comércio da ADNOC.

Para comercializar óleos básicos para misturadores de óleo de motor, geralmente é importante ter certificados que documentem que os lubrificantes acabados formulados com esses básicos atendem às especificações da indústria e do fabricante do equipamento original.

Nos últimos anos, tornou-se mais difícil e mais caro para os novos comerciantes de óleos básicos obterem tais aprovações porque as empresas de aditivos para lubrificantes, que tradicionalmente patrocinam programas de teste estão menos motivadas a obter aprovações para mais óleos básicos.

A ADNOC mencionou várias especificações para as quais seus óleos possuem aprovações – ACEA C2, C3 e C5; API SP; BMW LL-04; MB-229,31, -229,51 e -229,52; e OPEL OV 0401547. Afirmou também que continua trabalhando para obter aprovações adicionais.