Mercado de lubrificantes em agosto tem ótimo desempenho

424

Mercado de lubrificantes em agostoMercado de lubrificantes em agosto

O mês de agosto de 2020, com um volume de vendas de 120.345 m3, foi o segundo melhor mês em volume de vendas do ano, superior à média mensal dos últimos 5 anos. O mercado total até agosto apresenta um volume de 844.362 m3, representando uma queda em torno de 7,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, que é bem menos do que se poderia esperar, diante dos efeitos da pandemia.

Embora a queda já esperada em relação ao mês de julho tenha sido de pouco mais de dez por cento, o volume de lubrificantes vendido no mês de agosto se situou exatamente na curva de previsão feita pela revista Lubes em Foco, mostrada na apresentação de Pedro Nelson Belmiro no último Encontro com o Mercado – América do Sul, realizado virtualmente na semana de 14 a 18 de setembro de 2020.

A disputa pela liderança de mercado ficou mais acirrada ainda, mostrando um empate técnico entre BR Distribuidora e ICONIC, com vantagem de 0,2% para a primeira. O que chama a atenção inicialmente é o crescimento do volume vendido por pequenos distribuidores.

O gráfico abaixo mostra os TOP 10 do mercado, com a parcela de outros crescendo para 22,7%, entretanto, se considerarmos como “outros” aquelas empresas que não pertencem ao grupo do Sindicom, teremos um percentual maior, chegando a 26,7%.