Caoa Chery Arrizo 6
Apresentado no fim do mês passado, o novo Caoa Chery Arrizo 6 já chegou às lojas. Aposta da marca chinesa contra Toyota Corolla e Honda Civic, o sedã médio estreou em versão única GSX muito bem equipada, pelo preço promocional de R$ 98.400 – o valor normal será de R$ 108.750, mas a rede ainda não sabe informar até quando será aplicado o desconto.
Na falta de uma unidade de testes da fabricante, fomos conhecer o sedã produzido em Jacareí (SP) numa concessionária da marca. E a primeira impressão é positiva, ao menos no que pudemos observar no carro estático. Começa pelo design bem elaborado, até com alguma personalidade, e segue pela carroceria bem montada, com gaps justos e uniformes entre as peças. É possível identificar alguns elementos em comum com outros carros da marca, como a grade dianteira hexagonal e a tampa traseira abaulada na parte inferior, como no Tiggo 7. O teto curvo e a tampa traseira curtinha dão um ar dinâmico ao Arrizo. Já os faróis possuem guias de LEDs para rodagem diurna e as lanternas são LEDs, enquanto as rodas aro 17″ vestem pneus Michelin 205/50 R17.
É por dentro, porém, que o carro mais chama a atenção. Mesmo quem está acostumado ao padrão de Corolla e Civic vai notar o bom nível de acabamento, como o painel em espuma injetada e com inserções em couro, além de apliques imitando aço escovado em diversos pontos da cabine, como nas molduras das caixas de som e das saídas de ar-condicionado traseira. Os bancos de couro também impressionam bem com as costuras em quadradinhos na parte central, um recurso típico de carros do segmento superior.
O interior traz alguns elementos que lembram os carros da Audi, como os comandos dos vidros elétricos e os botões físicos da central multimídia de 9″ (com Apple Carplay e Aindroid Auto), logo acima do ar digital, este também numa tela de 8″ com comandos táteis. Já o quadro de instrumentos apresenta o velocímetro e o conta-giros analógicos com uma tela TFT de 7″ para o computador de bordo – que inclui até temperatura dos pneus, além da pressão. Faltou, porém, o ajuste de profundidade da coluna de direção (só regula em altura).
A lista de equipamentos, aliás, é outro destaque do chinês na briga com os japoneses. Além desses itens já citados, traz ainda o freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, sensor de manobra com câmera 360 graus, teto-solar elétrico, partida por botão e chave presencial com acionamento da climatização à distância.
Em temos de espaço, o novoArrizo também não fica nada a dever para a concorrência nipônica. Apesar de o entre-eixos ser mais curto que o dos rivais (2,65 m), encontramos boa acomodação tanto na frente quanto atrás. E o porta-malas é o maior da categoria, com 570 litros declarados – embora visualmente não seja muito diferente do Civic, que tem 525 litros. Veja quadro comparativo abaixo:
Medidas (mm) | Arrizo 6 | Toyota Corolla | Honda Civic | Chevrolet Cruze |
Comprimento | 4.675 | 4.630 | 4.641 | 4.665 |
Largura | 1.814 | 1.780 | 1.799 | 1.807 |
Altura | 1.490 | 1.455 | 1.433 | 1.484 |
Entre-eixos | 2.650 | 2.700 | 2.700 | 2.700 |
Porta-malas | 570 litros | 470 litros | 525 litros | 440 litros |
O motor 1.5 turboflex e o câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 9 marchas, são os mesmos do Arrizo 5. Com 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, de acordo com a marca. Já o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, o rendimento sobe para 11 km/litro e 13,3 km/litro, respectivamente, sempre pelos dados do Inmetro.
Resta agora o teste completo para saber se o Arrizo 6 é tão bom em movimento quanto aparenta ser parado. Em baixa, o segmento dos sedãs médios agradece.
Fotos: autor/Motor1.com