Renault Clio
Em seu pior fevereiro desde 2015, o as vendas de veículos novos nos 26 países da União Europeia, além de Noruega, Islândia, Suíça e Reino Unido, caírem 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, com 1.066.794 unidades.
O acumulado do 1º bimestre de 2020, de pouco mais de 2,2 milhões de unidades, é 7,3% inferior ao de 2019. E os principais efeitos da Covid-19 ainda sequer apareceram. Entre as montadoras do top 10, destaque para a Toyota (56.210), 5ª colocada, com avanço de quase 10%, e para a forte retração da Ford (55.497, -20%), ficando na 7ª posição.
Na disputa entre modelos, os veículos elétricos e híbridos atingiram 13% de market share graças a um avanço de 80% nas vendas em relação a 2019. Os SUVs, segmento mais representativo da atualidade por lá, responderam por 39% do total. O grande destaque, no entanto, foi a intensa disputa pelo topo da preferência europeia – e, desta vez, um francês levou a melhor.
Com menos de 200 unidades de vantagem sobre o Golf (24.735), o Renault Clio (24.914) assumiu uma liderança da qual estava longe desde o longínquo outubro de 2006, de acordo com o Best Selling Cars Blog – a última vez em que o VW ficou fora da posição de honra foi em setembro de 2018, derrotado pelo Corsa.
Falando no modelo da Opel/Vauxhall, ele garantiu a 4ª posição, com crescimento de quase 8% nos últimos 12 meses. À sua frente, o Peugeot 208 (20.923) assegurou dois franceses no pódio. Considerando a 7ª posição do Citroën C3 (16.254), todos ficaram à frente do VW Polo (16.181), que perdeu mais de 28% de seus compradores do ano passado.
Na sexta posição, o Focus (16.730) foi o melhor Ford da lista pelo segundo mês seguido – em janeiro o modelo esteve no pódio do Velho Continente. Em 12º, o Peugeot 3008 (14.175) assegurou uma pouco habitual liderança entre os SUVs. Menção honrosa para o Toyota Corolla (13.564) em 15º, como um dos híbridos mais vendidos por lá.
POS. | MODELO | FEV.20 | % MERCADO 2020 | FEV.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO |
1 | RENAULT CLIO | 24.914 | 2,3% | 26.062 | 2,3% | -4,4% |
2 | VW GOLF | 24.735 | 2,3% | 31.769 | 2,8% | -22,1% |
3 | PEUGEOT 208 | 20.923 | 2,0% | 19.462 | 1,7% | 7,5% |
4 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 18.406 | 1,7% | 17.109 | 1,5% | 7,6% |
5 | FIAT PANDA | 17.680 | 1,7% | 16.100 | 1,4% | 9,8% |
6 | FORD FOCUS | 16.730 | 1,6% | 18.638 | 1,6% | -10,2% |
7 | CITROËN C3 | 16.254 | 1,5% | 19.788 | 1,7% | -17,9% |
8 | VW POLO | 16.181 | 1,5% | 22.610 | 2,0% | -28,4% |
9 | SKODA OCTAVIA | 14.853 | 1,4% | 16.701 | 1,5% | -11,1% |
10 | TOYOTA YARIS | 14.488 | 1,4% | 16.086 | 1,4% | -9,9% |
11 | FORD FIESTA | 14.239 | 1,3% | 17.170 | 1,5% | -17,1% |
12 | PEUGEOT 3008 SUV | 14.175 | 1,3% | 15.514 | 1,3% | -8,6% |
13 | VW T-ROC | 13.886 | 1,3% | 17.791 | 1,5% | -21,9% |
14 | NISSAN QASHQAI | 13.680 | 1,3% | 16.106 | 1,4% | -15,1% |
15 | TOYOTA COROLLA | 13.564 | 1,3% | – | – | – |
16 | VW TIGUAN | 13.403 | 1,3% | 16.880 | 1,5% | -20,6% |
17 | FIAT 500 | 13.344 | 1,3% | 11.570 | 1,0% | 15,3% |
18 | RENAULT CAPTUR | 12.905 | 1,2% | 15.832 | 1,4% | -18,5% |
19 | DACIA SANDERO | 12.541 | 1,2% | 16.020 | 1,4% | -21,7% |
20 | MERCEDES CLASSE A | 12.318 | 1,2% | 12.185 | 1,1% | 1,1% |
21 | VW T-CROSS | 11.610 | 1,1% | – | – | – |
22 | PEUGEOT 2008 | 11.356 | 1,1% | 13.974 | 1,2% | -18,7% |
23 | PEUGEOT 308 | 10.715 | 1,0% | 13.148 | 1,1% | -18,5% |
24 | BMW SÉRIE 3 | 10.629 | 1,0% | – | – | – |
25 | VW PASSAT | 10.554 | 1,0% | – | – | – |
POS. | MARCA | FEV.20 | % MERCADO 2020 | FEV.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 119.281 | 11,2% | 132.136 | 11,5% | -9,7% |
2 | PEUGEOT | 75.291 | 7,1% | 79.201 | 6,9% | -4,9% |
3 | RENAULT | 73.622 | 6,9% | 79.222 | 6,9% | -7,1% |
4 | MERCEDES-BENZ | 58.775 | 5,5% | 61.086 | 5,3% | -3,8% |
5 | TOYOTA | 56.210 | 5,3% | 50.725 | 4,4% | 10,8% |
6 | SKODA | 55.734 | 5,2% | 57.823 | 5,0% | -3,6% |
7 | FORD | 55.497 | 5,2% | 69.393 | 6,0% | -20,0% |
8 | BMW | 55.095 | 5,2% | 52.942 | 4,6% | 4,1% |
9 | FIAT | 54.229 | 5,1% | 53.385 | 4,6% | 1,6% |
10 | AUDI | 51.095 | 4,8% | 53.557 | 4,7% | -4,6% |
11 | CITROËN | 50.309 | 4,7% | 53.021 | 4,6% | -5,1% |
12 | OPEL/VAUXHALL | 50.111 | 4,7% | 63.340 | 5,5% | -20,9% |
13 | HYUNDAI | 38.307 | 3,6% | 38.518 | 3,4% | -0,5% |
14 | SEAT | 38.068 | 3,6% | 35.109 | 3,1% | 8,4% |
15 | KIA | 36.888 | 3,5% | 36.445 | 3,2% | 1,2% |
16 | DACIA | 30.386 | 2,8% | 41.558 | 3,6% | -26,9% |
17 | NISSAN | 28.275 | 2,7% | 29.825 | 2,6% | -5,2% |
18 | VOLVO | 23.135 | 2,2% | 23.021 | 2,0% | 0,5% |
19 | SUZUKI* | 13.932 | 1,3% | 20.645 | 1,8% | -32,5% |
20 | MINI | 12.123 | 1,1% | 12.872 | 1,1% | -5,8% |
… | … | … | … | … | … | |
TOTAL | 1.066.794 | … | 1.149.659 | … | -7,2% | |
ACUMULADO | 2.202.010 | … | 2.375.791 | … | -7,3% |
Observações:
– Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça + Reino Unido;
– Números de fevereiro de 2019 do Toyota Corolla, do VW T-Cross, do BMW Série 3 e do VW Passat indisponíveis; e
– Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog