Anvisa se abre para os lubrificantes foodgrade

236

Os lubrificantes foodgrade foram objeto de uma reunião com a Gerência Geral de Alimentos da Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA, organizada pela Editora Onze, e que teve a participação da ANP e representantes do mercado. A Agência mostrou um grande interesse em conhecer mais sobre os lubrificantes específicos para a indústria de alimentos (foodgrade) e os grandes problemas que sua não utilização podem trazer aos consumidores.

De acordo com o editor da revista Lubes em Foco e também diretor da Editora Onze, Pedro Nelson Belmiro, é muito importante a participação da Anvisa nesse processo de conscientização da indústria de alimentos para a utilização de lubrificantes adequados em suas instalações. “Lembramos que no 1º Encontro com o Mercado de Lubrificantes Foodgrade, realizado em outubro de 2019, tivemos no debate final o entendimento de todos os principais players desse mercado específico, de que a Anvisa é uma peça fundamental nesse processo. Por isso buscamos organizar essa visita para estreitarmos os laços com a Agência e passarmos o máximo de informações possível”, disse Belmiro.

A revista Lubes em Foco de nº 75 traz uma matéria completa sobre o 1º Encontro com o Mercado de Lubrificantes Foodgrade.

O representante da ANP, Sr. Paulo Matos, explicou com os registros dos lubrificantes são realizados e que, mesmo não sendo mais obrigatórios para os industriais, esses registros continuam válidos para os produtos de grau alimentício.

Rodrigo Massaroni, representando a Fuchs como produtor de lubrificantes foodgrade informou que já existe hoje uma lei específica para a cidade de São Paulo que menciona a necessidade de uso desses produtos.

A reunião contou ainda com a presença do Vice-Coordenador da Comissão de Lubrificantes do IBP, que congrega praticamente toda a cadeia produtiva de lubrificantes no Brasil, Sr. Manoel Honorato.

Anvisa bastante receptiva aos lubrificantes foodgrade

A Gerente Geral de Alimentos da Anvisa, Sra. Thalita de Souza Lima foi bastante receptiva às informações e lembrou que a norma de Boas Práticas da Fabricação de Alimentos está em discussão e em breve entrará em consulta pública, sendo uma ótima oportunidade para a colocação do tema lubrificantes na norma. Demonstrou ainda bastante interesse em participar do 2º Encontro com o Mercado de Lubrificantes Foodgrade que será realizado em outubro de 2020.

A Editora Onze e a revista Lubes em Foco foi colocada à disposição da Anvisa e de toda a cadeia produtiva de lubrificantes e alimentos para atuarem como catalisadores no processo de informação e divulgação para o mercado, visando a melhoria e o desenvolvimento de uma maior segurança alimentar para o país.