Meritor investe R$ 200 milhões em nova fábrica em SP

Unidade será erguida em Roseira com capacidade para produzir 8 mil eixos/mês

81
Meritor investe
Nova fábrica terá 30 mil metros quadrados de área construída. Inauguração está prevista para abril de 2021

Meritor investe

A fabricante de eixos Meritor vai construir uma nova fábrica em Roseira (SP), cidade do Vale do Paraíba a 162 quilômetros da capital paulista. A unidade será erguida em um terreno de 160 mil metros quadrados com investimento de R$ 200 milhões, um dos maiores feitos em fábrica pela companhia nas duas últimas décadas. A área construída será de 30 mil m². A capacidade produtiva inicial será de 2 mil eixos/mês, podendo chegar a 8 mil/mês. A inauguração está prevista para abril de 2021.

“A fábrica vai gerar entre 200 e 250 novos empregos. O Vale do Paraíba tem várias escolas técnicas. Faremos parcerias com elas e com universidades”, afirma a diretora de recursos humanos, Nathalia Molina.

 

A equipe de produção, segundo Nathalia, será formada somente por pessoas da região. “Haverá uma unidade avançada para formação de mão de obra em parceria com a prefeitura de Roseira. Os treinamentos terão início no segundo semestre de 2019”, afirma.

A decisão pela nova fábrica se deu pela impossibilidade de ampliar a produção na planta de Osasco (SP), erguida no meio do nada em 1956. De lá para cá a cidade cresceu à sua volta, criando dificuldades logísticas.

A produção de Osasco, no entanto, será mantida. Segundo o diretor geral da companhia, Adalberto Momi, a nova fábrica terá como foco produtos ainda não fabricados no Brasil, como eixos para veículos elétricos e para veículos 4×4 e fora de estrada. Osasco manterá em linha os produtos tradicionais, os eixos de tração para veículos de carga.

“Esse projeto [da nova fábrica] existia há muito tempo, mas acabou adiado por causa da crise econômica e do setor de veículos comerciais, que só voltou a crescer realmente em 2019”, diz Momi.

A escolha de Roseira teve a orientação da Investe São Paulo (agência de fomento do Estado) e ocorreu também pelo fato de a cidade estar mais ou menos na metade do caminho entre Osasco e Resende (RJ), onde a Meritor monta e fornece componentes para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Também está relativamente próxima a Minas Gerais, aos portos do Rio de Janeiro e São Sebastião (SP).

A nova unidade receberá um sistema eficiente de climatização, iluminação 100% por LEDs e terá sistema de tratamento de efluentes nos padrões já adotados pela empresa tanto em Osasco como em Resende. A utilização de conceitos da indústria 4.0 permitirá a conexão com toda a empresa e seus fornecedores.

Além de fábrica de Osasco (722 funcionários) e de sua estrutura em Resende (outros 200), a Meritor produz componentes em Caxias do Sul (RS) em joint venture com a Randon (875 colaboradores) e mantém um centro de distribuição de peças em Barueri (SP, 22 funcionários).

Roseira é próxima a Guaratinguetá e vizinha dos municípios paulistas de Taubaté, Aparecida e Pindamonhangaba.