Vendas por marcas em novembro
Com retração de 4,2% em relação a outubro (devido ao menor número de dias úteis), o mercado de automóveis e comerciais leves fechou novembro com a marca de 230.992 veículos emplacados. Se na relação dos modelos mais vendidos houve bastante movimentação entre os primeiros colocados (veja lista), entre as marcas as novidades foram poucas.
O destaque do mês ficou por conta da Renault, que foi a única do top 5 a vender mais que em outubro, com 21.275 carros (contra 19.847 no mês passado). Foi o suficiente para retomar a quarta posição mensal e deixar a Ford para trás.
Na liderança, a GM teve menos carros vendidos no geral, mas manteve sua participação de mercado praticamente inalterada – foi de 17,95% em outubro para 17,91% em novembro. Em segundo lugar, a Volkswagen teve crescimento em market share, saindo de 15,66% para 16,14%. Parte desse resultado pode ser creditado ao T-Cross, que pela primeira vez liderou o segmento de SUVs compactos, superando a marca de 6 mil unidades mensais.
Em terceiro, a Fiat manteve estável sua distância para a VW, com destaque para a terceira posição do Argo no ranking geral, além da dupla liderança de suas picapes (Strada e Toro) entre os comerciais leves.
Ford, Toyota, Hyundai e Jeep perderam não somente vendas como também participação, enquanto a Honda teve leve acréscimo de market share, na nona colocação. Em décimo, a Nissan tem a posição mais confortável de todo o ranking. As rivais mais próximas, Peugeot e Renault, são cerca de quatro vezes menor que a marca japonesa. No entanto, a Nissan também precisa aumentar sua linha se quiser voltar a brigar com Honda e Jeep pelos lugares mais acima.
Apesar dos esforços em publicidade, a Caoa-Chery ainda não conseguiu superar as marcas do grupo PSA, embora tenha deixado a Mitsubishi para trás em novembro.
Já entre as marcas de luxo, a BMW vem colhendo os frutos do bom desempenho do novo Série 3, superando a Mercedes-Benz e a Audi – esta em compasso de espera do seu best-seller Q3 chegar às lojas em nova geração.
POS. | MARCA | NOV. 19 | PART. |
1º | CHEVROLET | 41.357 | 17,91% |
2º | VOLKSWAGEN | 37.277 | 16,14% |
3º | FIAT | 32.657 | 14,14% |
4º | RENAULT | 21.275 | 9,21% |
5º | FORD | 19.232 | 8,33% |
6º | TOYOTA | 18.313 | 7,93% |
7º | HYUNDAI | 16.346 | 7,08% |
8º | JEEP | 11.459 | 4,96% |
9º | HONDA | 10.799 | 4,68% |
10º | NISSAN | 8.224 | 3,56% |
11º | PEUGEOT | 1.940 | 0,84% |
12º | CITROËN | 1.929 | 0,84% |
13º | CAOA-CHERY | 1.902 | 0,82% |
14º | MITSUBISHI | 1.832 | 0,79% |
15º | BMW | 1.177 | 0,51% |
16º | MERCEDES-BENZ | 915 | 0,40% |
17º | AUDI | 817 | 0,35% |
18º | VOLVO | 754 | 0,33% |
19º | KIA | 662 | 0,29% |
20º | LAND ROVER | 419 | 0,18% |
Fonte: Fenabrave