Onix hatch
Depois do Onix Plus, agora a Chevrolet enfim lança oficialmente o novo Onix hatch. Carro mais vendido do país, chega com a segunda geração para conviver com a anterior, agora batizada de Joy, com diversas mudanças na estrutura, mecânica e pacote de equipamentos. Como o sedã, terá versões com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, motores de três cilindros produzidos em Joinville (SC).
Chevrolet Onix 2020
Em comparação com o Joy, o novo Onix é 23 cm maior, chegando aos 4,16 m de comprimento. Ao mesmo tempo, o entre-eixos ganhou 2,3 cm, para um total de 2,55 m. Tem 1,73 m de largura e 1,47 m de altura. Ao contrário do que estava no manual do proprietário do Onix Plus (que adiantou as medidas do hatch), o porta-malas está menor, com 275 litros. Seguindo a receita dos rivais VW Polo/Virtus, o Onix Plus tem entre-eixos maior que o do hatch, o que garante maior espaço interno no banco traseiro.
A motorização já não é mais segredo. O novo Chevrolet Onix usa o novo motor 1.0 aspirado, de três cilindros, com 78/82 cv e 9,7/10,6 kgfm de torque, com consumo pelo Inmetro de 9,9 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada, com etanol, enquanto com gasolina o rendimento passa para 13,9 km/litro e 16,7 km/litro, respectivamente. A GM diz que é o hatch mais econômico do país sem eletrificação, mas teremos que esperar o Inmetro liberar as tabelas dos modelos 2020 para conferir. Ele está ligado apenas ao câmbio manual de 6 marchas.
O 1.0 turbo também está no hatch. Ele rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque com consumo de 11,9 km/litro na cidade e 15,1 km/litro na estrada com gasolina e 8,3/10,7 km/litro com etanol, na versão automática. Com câmbio manual, o rendimento passa para 9,4 km/litro na cidade e 11,2 km/litro na estrada quando abastecido com etanol, ou 13,5 km/litro e 16 km/litro quando abastecido com gasolina, respectivamente. Ambas as transmissões têm 6 marchas.
Na lista de equipamentos, destaque para os 6 airbags e ESP de série em todas as versões. Veja os preços e itens de série a seguir:
Preços e equipamentos do novo Onix 2020
- Novo Onix 1.0 MT6 – R$ 48.490: Ar-condicionado, seis airbags, rodas de aço de 15″, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica progressiva, Isofix, travas elétricas, vidros elétricos com função one-touch, rádio com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, chave canivete, portas USB dianteira e traseira, desembaçador traseiro, banco traseiro bipartido, lanterna de neblina;
- Novo Onix LT 1.0 MT6 – R$ 51.590: Adiciona central multimídia MyLink 3 com tela de 7″;
- Novo Onix LT I 1.0 MT6 – R$ 53.790: Adiciona abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador wireless para smartphone;
- Novo Onix LT II 1.0 MT6 – R$ 54.625: Ganh/a OnStar e internet 4G WiFi;
- Novo Onix LT III 1.0 MT6 – R$ 55.590: Recebe faróis de neblina e rodas de liga leve de 15″;
- Novo Onix 1.0 Turbo AT6 – R$ 55.590: Os mesmos da versão 1.0 MT6, adicionando o câmbio automático de 6 marchas;
- Novo Onix LT 1.0 Turbo MT6 – R$ 57.590: Recebe faróis de neblina, roda de liga leve de 15″, OnStar e internet 4G WiFi;
- Novo Onix LT 1.0 Turbo AT6 – R$ 62.890: Troca o câmbio pelo automático de 6 marchas e adiciona controle de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium;
- Novo Onix LTZ 1.0 Turbo MT6 – R$ 60.990: Ganha abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador wireless para smartphone;
- Novo Onix LTZ 1.0 Turbo AT6 – R$ 66.290: Adiciona controle de cruzeiro, volante com revestimento premium e a transmissão automática de 6 marchas;
- Novo Onix Premier I 1.0 Turbo AT6 – R$ 69.990: Recebe rodas de liga leve de 16″, faróis com projetor, luz de posição e lanternas em LED, e bancos de tecido e revestimento premium;
- Novo Onix Premier II 1.0 Turbo AT6 – R$ 72.990: Adiciona alerta de ponto cego, ar-condicionado digital e assistente de estacionamento automático;
E a versão esportivada RS, que apareceu em fotos há algumas semanas? De acordo com a GM, esta variante ainda está em estudos, sem definição de quando (ou se) chegará às ruas. Ainda contará com três pacotes de acessórios: Adventure, Sport e Elegance, para personalizar o carro de outras formas.