Onix, HB20 e Argo estão entre os carros mais roubados de SP; veja ranking

Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam que já foram quase 30 mil veículos roubados no estado em 2019

114

Carros mais roubados de SPCarros mais roubados de SP

O Chevrolet Onix lidera outro ranking além do de vendas no mercado brasileiro – este, porém, não é motivo para orgulho. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o hatch da GM foi o carro mais roubado no estado em 2019, considerando os números acumulados até agosto. Neste período, foram mais de 14 mil veículos roubados somente na capital paulista, chegando a quase 30 mil no estado.

Segundo Paulo Marchetti, CEO da empresa de seguros Compara, alguns veículos são mais visados pelos criminosos pela grande quantidade existente nas ruas (caso do Onix), o que acaba sendo foco para o mercado negro.

Volkswagen Voyage 1.6 MSI AT6 2019

Por este mesmo motivo, o Hyundai HB20 aparece em segundo na lista, repetindo sua colocação no mercado de novos. Surpresa fica por conta da quinta posição do Fiat Argo, modelo que foi lançado em 2017 e ainda não tem um volume tão grande de unidades nas ruas, como é o caso de Onix e HB20.

Nas terceira e quarta posições surgem dois modelos da Volkswagen já “famosos” por aparecer em listas de roubos: Voyage e Gol. Em sexto, atrás do Argo, vem o Fiat Siena, que também costuma ser querido dos ladrões. Já na sétima posição, o Renault Logan sofre do mesmo mal que o Voyage: maioria das vendas para frotistas, o que costuma aumentar os casos de procura de peças no mercado ilegal.

(clique para ampliar a foto)

Honda WR-V - 1.700 unidades por mês
Fiat Toro Volcano 2.4 Flex

Mais surpreendente que a aparição do Argo na lista, porém, é a presença do Honda WR-V, um modelo de vendas tímidas no país – embora seja figura fácil em São Paulo. O crossover derivado do Fit é o único da categoria “SUV” a constar da lista, na oitava colocação.

Fechando a lista, duas picapes: a Ford Ranger, que sempre teve histórico de roubos, e a Fiat Toro, esta ainda recente no mercado (foi lançada em 2016), mas que já caiu no gosto dos gatunos. A picape da Fiat, inclusive, é o modelo que tem a maior variação no preço do seguro, com diferença de até 309% de acordo com a Comparar.

 

Carros mais roubados no Estado de São Paulo em 2019 (jan a ago.)

1) Chevrolet Onix

2) Hyundai HB20

3) VW Voyage

4) VW Gol

5) Fiat Argo

6) Fiat Siena

7) Renault Logan

8) Honda WR-V

9) Ford Ranger

10) Fiat Toro

 

Fotos: divulgação

Fonte: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo via Comparar  

Galeria: Comparativo Argo x Onix x HB20