Nova York multa empresa por vender óleos obsoletos.

118
óleos obsoletos
Two old American 70s customized muscle cars with the hoods open on the show

Óleos obsoletos

O Gabinete do Procurador-Geral do Estado de Nova York anunciou que chegou a um acordo de multa com a empresa Dollar General Corp. pela venda de óleos de motor obsoletos, inadequados para a maioria dos automóveis. A empresa concordou em pagar US $ 1,1 milhão pelas reclamações do Estado, que incluíram ainda a venda de medicamentos sem receita.

O caso envolveu questões referentes a rótulos e comercialização de óleos de motor de desempenhos API SF e SA da marca da loja.

A empresa sustentou que nem os óleos nem suas práticas em vendê-los violavam os requisitos estaduais ou federais, mas parou de vendê-los, disse a procuradora-geral de Nova York Letitia James.

“Esses óleos de motor da marca Dollar General usam a mesma nomenclatura ou similar nas embalagens encontradas em outras marcas de óleo vendidas pela empresa, que a API atribuiu designações ‘atuais’ e são colocadas ao lado e nas proximidades de outras marcas de óleo de motor nas prateleiras das lojas “, afirmou o acordo de 18 páginas.

O acordo acrescentou que a Dollar General não publicou nas prateleiras ou na frente das embalagens que os produtos eram inadequados para uso na maioria dos motores a gasolina fabricados nas últimas três décadas.

O American Petroleum Institute declarou as classificações API SA e SF como padrões de desempenho obsoletos e recomenda que eles não sejam adequados para a maioria dos motores de automóveis fabricados após 1930 e 1988, respectivamente.

O caso indicou que o estado não ficou satisfeito por um aviso no rótulo. Em letras pequenas, a parte de trás do produto SA dizia: “O uso em motores modernos pode causar desempenho insatisfatório do motor ou danos ao equipamento”, afirmou o acordo.

As queixas de óleo de motor do Estado de Nova York resultaram de uma investigação que ocorreu de março a julho de 2016, quando investigadores disfarçados visitaram vários estabelecimentos da Dólar General procurando por medicação vencida. Os investigadores também encontraram óleos de motores considerados obsoletos pela API.

Embora não tenha admitido que violava nenhuma lei, a Dollar General disse que tomou medidas imediatas para resolver a situação.

A empresa, em comunicado à CNBC disse: “Continuamos acreditando que os produtos de óleo de motor da marca DG em questão atendem aos padrões de qualidade e valor da empresa, e também a todos os regulamentos federais e estaduais aplicáveis, como requisitos de rotulagem, marketing e colocação nos pontos de venda.”

O acordo não faz parte de uma ação coletiva movida por 16 outros estados, alegando que os óleos de motor obsoletos mais baratos da Dollar General podem danificar os veículos modernos.

A ação coletiva afirma que a Dollar General vendeu milhões de liltros de seus óleos para motores no valor de US $ 156 milhões.