Honda Motor de Argentina deixará de montar carros no país

Como consequência da crise local, fábrica de Campana manterá apenas produção de motos

258
Honda Motor de Argentina
Com o fim do HR-V argentino em 2020, Honda negociará com sindicato local um pacote de desligamento voluntário

Honda Motor de Argentina

Como consequência de uma crise econômica que encolheu em mais de 50% o mercado de veículos, a Honda Motor de Argentina (HAR) decidiu interromper em 2020 a produção do utilitário esportivo HR-V no país. Este é o único automóvel que a empresa monta atualmente em sua planta de Campana, na região de Buenos Aires. Com isso, somente as motos Honda feitas no país vizinho permanecerão em produção na unidade.

A fábrica de Campana emprega atualmente cerca de mil colaboradores. A montadora está em tratativas com o sindicato local para oferecer um pacote de desligamento voluntário para os interessados, mas não informa quantas pessoas pretende cortar. A planta começou a montar motocicletas em 2006 e automóveis em 2011. Além do HR-V a empresa fabrica na Argentina as motos CG 150 (urbana), XR 150L (semelhante à brasileira Bros) e Wave (parecida com a Biz).

Com a mudança, a Honda pretende aumentar o conteúdo local das motos e fortalecer a cadeia de suprimentos local. Isso poderia resultar na redução das exportações a partir de Manaus (AM), mas a companhia informa que não se espera nenhum impacto desta decisão na operação de motos no Brasil.

A Honda informa também que continuará atuando na Argentina com importações no segmento de automóveis.