Kwid supera Ka
Kwid supera Ka -As vendas de veículos novos no varejo registraram uma pequena retração na composição do mercado em junho, com 52,20% do total de 213.438 automóveis e comerciais leves – em maio o percentual havia sido de 53,18%. Com Chevrolet (16,11%) e VW (14,52%) repetindo as primeiras posições do mês anterior, a novidade foi a volta da Fiat (10,53%) ao pódio. A Toyota (10,00%), terceira em maio, também foi superada pela Hyundai (10,39%).
Sem alterações nas duas primeiras posições entre os automóveis nos últimos 16 meses, o Chevrolet Onix (10.604) assegurou pouco mais de 4 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (6.581). A vice-liderança, no entanto, ficou sob ameaça: com 6.442 unidades, o Renault Kwid completou cinco meses seguidos no pódio com quase 82% de suas vendas na modalidade.
A disputa pelo quarto lugar também foi acirrada, com vitória do Ford Ka sobre o Fiat Argo por apenas 137 unidades (4.440 x 4.303), ambos abaixo dos 60% de representatividade. Atrás do VW Polo (3.992), o Honda HR-V (3.422) se manteve como único representante dos SUVs no top 10. Chevrolet Prisma (3.324) e Toyota Corolla (3.209) marcaram mais uma briga apertada pela ponta entre os sedãs. Fechando o top 10, o Fiat Mobi foi o preferido por 2.914 consumidores.
Com mais de 96% de suas vendas no varejo, o Honda Civic (2.246) vendeu mais do que o VW Gol (2.061), por exemplo. Em seu segundo mês presente no top 20, o VW T-Cross (1.933) mais uma vez superou o Ford Ecosport (1.345) e o Jeep Renegade (1.296) – líder no geral, o modelo teve quase 80% de vendas diretas.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 10.604 | 54,38% | 19.500 |
2º | HYUNDAI HB20 | 6.581 | 80,78% | 8.147 |
3º | RENAULT KWID | 6.442 | 81,73% | 7.882 |
4º | FORD KA | 4.440 | 52,87% | 8.398 |
5º | FIAT ARGO | 4.303 | 57,08% | 7.539 |
6º | VW POLO | 3.992 | 73,54% | 5.428 |
7º | HONDA HR-V | 3.422 | 87,81% | 3.897 |
8º | CHEVROLET PRISMA | 3.324 | 54,77% | 6.069 |
9º | TOYOTA COROLLA | 3.209 | 65,29% | 4.915 |
10º | FIAT MOBI | 2.914 | 62,82% | 4.639 |
11º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.476 | 86,06% | 2.877 |
12º | HYUNDAI CRETA | 2.384 | 51,40% | 4.638 |
13º | VW FOX/CROSS FOX | 2.269 | 85,78% | 2.645 |
14º | HONDA CIVIC | 2.246 | 96,07% | 2.338 |
15º | JEEP COMPASS | 2.151 | 42,34% | 5.080 |
16º | NISSAN KICKS | 2.122 | 45,12% | 4.703 |
17º | VW GOL | 2.061 | 30,96% | 6.656 |
18º | VW VIRTUS | 1.956 | 52,81% | 3.704 |
19º | VW T-CROSS | 1.933 | 66,24% | 2.918 |
20º | HYUNDAI HB20S | 1.643 | 62,61% | 2.624 |
21º | RENAULT SANDERO | 1.393 | 46,33% | 3.007 |
22º | FORD ECOSPORT | 1.345 | 56,42% | 2.384 |
23º | HONDA FIT | 1.319 | 75,24% | 1.753 |
24º | JEEP RENEGADE | 1.296 | 21,92% | 5.912 |
25º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.286 | 65,28% | 1.970 |
26º | FIAT CRONOS | 1.166 | 75,08% | 1.553 |
27º | FORD KA SEDAN | 1.132 | 27,92% | 4.055 |
28º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.118 | 77,86% | 1.436 |
29º | FIAT SIENA | 977 | 64,28% | 1.520 |
30º | VW UP | 946 | 75,92% | 1.246 |
31º | NISSAN VERSA | 945 | 66,64% | 1.418 |
32º | RENAULT CAPTUR | 940 | 24,11% | 3.898 |
33º | HONDA WR-V | 832 | 93,69% | 888 |
34º | CHEVROLET TRACKER | 781 | 65,03% | 1.201 |
35º | VW TIGUAN | 740 | 72,12% | 1.026 |
36º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 737 | 63,32% | 1.164 |
37º | RENAULT DUSTER | 714 | 23,65% | 3.019 |
38º | HONDA CITY | 695 | 65,20% | 1.066 |
39º | VW JETTA | 691 | 60,19% | 1.148 |
40º | TOYOTA SW4 | 674 | 70,80% | 952 |
41º | CHERY TIGGO 5X | 649 | 99,08% | 655 |
42º | CHEVROLET SPIN | 647 | 27,86% | 2.322 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 475 | 100,00% | 475 |
44º | NISSAN MARCH | 474 | 83,89% | 565 |
45º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 421 | 43,18% | 975 |
46º | CITROËN C4 CACTUS | 414 | 35,88% | 1.154 |
47º | BMW X1 | 387 | 79,79% | 485 |
48º | CHEVROLET EQUINOX | 366 | 79,39% | 461 |
49º | HYUNDAI IX35 | 353 | 84,86% | 416 |
50º | RENAULT LOGAN | 302 | 18,58% | 1.625 |
Entre os comerciais leves, nova liderança para a Toyota Hilux (1.684), mas com vantagem cada vez menor em relação à Fiat Toro (1.325). Terceira colocada em maio, a VW Amarok (748) foi superada por pouco pela Chevrolet S10 (790).
De volta ao top 5, a Ford Ranger (506) viu a proximidade da Fiat Fiorino (460). Fiat Strada (269) e VW Saveiro (257), esta última ausente do top 10 e ambas com menos de 8% de representatividade na composição total de suas vendas, ficaram atrás de picapes maiores como a Mitsubishi L200 (433) e a Nissan Frontier (304)
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN 19 |
1º | TOYOTA HILUX | 1.684 | 55,34% | 3.043 |
2º | FIAT TORO | 1.325 | 26,91% | 4.923 |
3º | CHEVROLET S10 | 790 | 27,52% | 2.871 |
4º | VW AMAROK | 748 | 49,50% | 1.511 |
5º | FORD RANGER | 506 | 27,04% | 1.871 |
6º | FIAT FIORINO | 460 | 34,30% | 1.341 |
7º | MITSUBISHI L200 | 433 | 47,53% | 911 |
8º | HYUNDAI HR | 351 | 69,09% | 508 |
9º | NISSAN FRONTIER | 304 | 44,64% | 681 |
10º | FIAT STRADA | 269 | 4,19% | 6.417 |
11º | VW SAVEIRO | 257 | 7,89% | 3.257 |
12º | RENAULT DUSTER OROCH | 235 | 17,76% | 1.323 |
13º | VW EXPRESS | 218 | 85,83% | 254 |
14º | KIA K2500 | 202 | 100,00% | 202 |
15º | CHEVROLET MONTANA | 168 | 15,79% | 1.064 |
16º | RENAULT MASTER | 155 | 25,00% | 620 |
17º | IVECO DAILY 35S14 | 114 | 78,62% | 145 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 107 | 87,70% | 122 |
19º | FIAT DUCATO | 70 | 16,36% | 428 |
20º | IVECO DAILY 30S13 | 47 | 100,00% | 47 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 33 | 35,48% | 93 |
22º | IVECO DAILY | 22 | 88,00% | 25 |
23º | JAC V260 | 19 | 95,00% | 20 |
24º | IVECO DAILY 5516 | 18 | 100,00% | 18 |
25º | RAM 2500 | 16 | 69,57% | 23 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 12 | 57,14% | 21 |
27º | CITROËN JUMPY | 11 | 7,91% | 139 |
28º | EFFA K01 | 11 | 100,00% | 11 |
29º | CITROËN BERLINGO | 10 | 37,04% | 27 |
30º | PEUGEOT EXPERT | 9 | 6,47% | 139 |
31º | EFFA V21 | 8 | 100,00% | 8 |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 8 | 100,00% | 8 |
33º | EFFA V22 | 5 | 100,00% | 5 |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 5 | 100,00% | 5 |
35º | WILLYS OVERLAND | 4 | 100,00% | 4 |
36º | RENAULT KANGOO | 3 | 60,00% | 5 |
37º | HAFEI RUIYI | 2 | 100,00% | 2 |
38º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | DODGE | 1 | 100,00% | 1 |
40º | FORD F150 | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FORD PAMPA | 1 | 100,00% | 1 |
42º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | PEUGEOT BOXER | 1 | 2,94% | 34 |
44º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 50,00% | 2 |
NO 1º SEMESTRE
No período entre janeiro e junho, as vendas no varejo representaram 54,94% do total de emplacamentos de veículos novos (1.248.899), contra 59,86% no 1º semestre do ano passado. A Chevrolet (16,64%) foi a nº 1 entre as montadoras, com VW (13,80%) repetindo a segunda posição. A novidade ficou por conta da Toyota (10,54%) à frente da Hyundai (10,48%) e da Fiat (10,16%).
Com mais de 55% de suas vendas para o consumidor final, o Chevrolet Onix assegurou mais de 23 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (64.830 x 41.552). Atrás do Ka (29.008) em 2018, o Renault Kwid (31.996) ultrapassou o Ford e garantiu presença no pódio. O VW Polo (23.922), terceiro no ano passado, caiu para quinto sob ameaça do Fiat Argo (22.884).
Sétimo, o Honda HR-V (21.659) mais uma vez liderou entre os SUVs / crossovers – foi, inclusive, o único representante do segmento entre os dez primeiros colocados. Oitavo, o Chevrolet Prisma (21.181) ampliou a vantagem sobre o Toyota Corolla (18.865) entre os sedãs. Melhor novato da lista, o Toyota Yaris Hatch (14.930) ficou em 12º.
Numa disputa caseira da Renault, o Duster (5.152) levou a melhor sobre o Captur (5.108). Com participação cada vez mais discreta, o VW up! (5.047) por muito, muito pouco não foi superado pelo novato VW T-Cross (5.041). Sem se destacar, o também recente Citroën C4 Cactus (2.954) ficou atrás do Caoa Chery Tiggo 2 (3.035).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 1º SEM. 2019 |
1º | CHEVROLET ONIX | 64.830 | 55,45% | 116.906 |
2º | HYUNDAI HB20 | 41.552 | 78,41% | 52.995 |
3º | RENAULT KWID | 31.996 | 78,96% | 40.520 |
4º | FORD KA | 29.008 | 57,27% | 50.647 |
5º | VW POLO | 23.922 | 74,70% | 32.025 |
6º | FIAT ARGO | 22.884 | 63,20% | 36.211 |
7º | HONDA HR-V | 21.659 | 91,40% | 23.696 |
8º | CHEVROLET PRISMA | 21.181 | 51,86% | 40.846 |
9º | TOYOTA COROLLA | 18.865 | 72,32% | 26.084 |
10º | FIAT MOBI | 18.191 | 68,97% | 26.375 |
11º | VW FOX/CROSS FOX | 17.291 | 83,11% | 20.806 |
12º | TOYOTA YARIS HATCH | 14.930 | 82,73% | 18.046 |
13º | HYUNDAI CRETA | 14.049 | 57,94% | 24.247 |
14º | VW VIRTUS | 12.802 | 58,28% | 21.965 |
15º | HONDA CIVIC | 12.488 | 91,93% | 13.584 |
16º | NISSAN KICKS | 11.788 | 45,64% | 25.826 |
17º | VW GOL | 11.724 | 30,61% | 38.303 |
18º | HYUNDAI HB20S | 10.957 | 69,19% | 15.835 |
19º | RENAULT SANDERO | 10.354 | 46,29% | 22.366 |
20º | JEEP COMPASS | 10.258 | 36,59% | 28.033 |
21º | HONDA FIT | 10.075 | 76,37% | 13.193 |
22º | JEEP RENEGADE | 9.461 | 28,63% | 33.048 |
23º | FORD ECOSPORT | 8.833 | 57,23% | 15.433 |
24º | TOYOTA YARIS SEDAN | 8.632 | 58,52% | 14.751 |
25º | FORD KA SEDAN | 7.693 | 33,61% | 22.886 |
26º | FIAT CRONOS | 7.349 | 66,86% | 10.991 |
27º | CHEVROLET TRACKER | 7.001 | 80,61% | 8.685 |
28º | NISSAN VERSA | 6.495 | 64,26% | 10.107 |
29º | TOYOTA ETIOS HATCH | 6.467 | 72,18% | 8.959 |
30º | FIAT SIENA | 6.370 | 69,41% | 9.177 |
31º | HONDA WR-V | 5.474 | 94,85% | 5.771 |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 5.210 | 58,02% | 8.979 |
33º | HONDA CITY | 5.209 | 66,48% | 7.836 |
34º | RENAULT DUSTER | 5.152 | 39,59% | 13.012 |
35º | RENAULT CAPTUR | 5.108 | 37,06% | 13.783 |
36º | VW UP | 5.047 | 81,47% | 6.195 |
37º | VW T-CROSS | 5.041 | 63,27% | 7.967 |
38º | TOYOTA SW4 | 4.876 | 73,17% | 6.664 |
39º | VW TIGUAN | 4.213 | 75,37% | 5.590 |
40º | CHEVROLET SPIN | 3.742 | 30,24% | 12.373 |
41º | VW JETTA | 3.572 | 61,24% | 5.833 |
42º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 3.389 | 54,92% | 6.171 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 3.035 | 100,00% | 3.035 |
44º | CITROËN C4 CACTUS | 2.954 | 38,10% | 7.754 |
45º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 2.636 | 93,87% | 2.808 |
46º | NISSAN MARCH | 2.297 | 83,62% | 2.747 |
47º | HYUNDAI TUCSON | 2.270 | 84,64% | 2.682 |
48º | VW VOYAGE | 2.102 | 13,68% | 15.368 |
49º | KIA SPORTAGE | 2.060 | 99,95% | 2.061 |
50º | FORD FIESTA | 2.051 | 83,54% | 2.455 |
Com quase 70% de suas vendas no varejo, a Toyota Hilux (13.347) não deu chances às adversárias entre os comerciais leves – mais próxima, a Fiat Toro (7.810) vendeu 5,5 mil unidades a menos, número superior ao total de emplacamentos da Chevrolet S10 (5.454), terceira colocada.
Com boa margem em relação à Ford Ranger (3.016), a VW Amarok (4.361) subiu para o quarto lugar. Em briga acirrada pela sexta posição, vitória da Fiat Fiorino (2.870) sobre a Mitsubishi L200 (2.752). Fiat Strada (1.912) e VW Saveiro (1.894) completaram o top 10 atrás da Nissan Frontier (2.554). Com menos de 20% de emplacamentos na modalidade, a Renault Duster Oroch (1.086) saiu do pelotão de cima.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 1º SEM. 2019 |
1º | TOYOTA HILUX | 13.347 | 67,38% | 19.810 |
2º | FIAT TORO | 7.810 | 27,31% | 28.599 |
3º | CHEVROLET S10 | 5.454 | 38,64% | 14.114 |
4º | VW AMAROK | 4.361 | 46,23% | 9.433 |
5º | FORD RANGER | 3.016 | 30,97% | 9.740 |
6º | FIAT FIORINO | 2.870 | 37,99% | 7.554 |
7º | MITSUBISHI L200 | 2.752 | 56,54% | 4.867 |
8º | NISSAN FRONTIER | 2.554 | 66,56% | 3.837 |
9º | FIAT STRADA | 1.912 | 5,27% | 36.310 |
10º | VW SAVEIRO | 1.894 | 9,97% | 18.989 |
11º | RENAULT MASTER | 1.379 | 31,96% | 4.315 |
12º | VW EXPRESS | 1.211 | 78,08% | 1.551 |
13º | KIA K2500 | 1.208 | 100,00% | 1.208 |
14º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.086 | 18,00% | 6.034 |
15º | HYUNDAI HR | 964 | 76,39% | 1.262 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 879 | 89,51% | 982 |
17º | CHEVROLET MONTANA | 823 | 12,85% | 6.407 |
18º | IVECO DAILY 3514 | 759 | 86,94% | 873 |
19º | FIAT DUCATO | 477 | 20,57% | 2.319 |
20º | IVECO DAILY 30S13 | 382 | 95,26% | 401 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 371 | 37,74% | 983 |
22º | RAM 2500 | 221 | 66,37% | 333 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 134 | 87,01% | 154 |
24º | CITROËN BERLINGO | 115 | 53,24% | 216 |
25º | IVECO DAILY | 83 | 77,57% | 107 |
26º | JAC V260 | 80 | 90,91% | 88 |
27º | PEUGEOT EXPERT | 78 | 8,18% | 953 |
28º | CITROËN JUMPY | 75 | 8,30% | 904 |
29º | IVECO DAILY 5516 | 74 | 97,37% | 76 |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 67 | 82,72% | 81 |
31º | EFFA K01 | 60 | 100,00% | 60 |
32º | FOTON AUMARK 1039 | 37 | 100,00% | 37 |
33º | EFFA K02 | 23 | 100,00% | 23 |
34º | EFFA V21 | 20 | 100,00% | 20 |
35º | RENAULT KANGOO | 19 | 55,88% | 34 |
36º | TOYOTA BANDEIRANTE | 11 | 84,62% | 13 |
37º | EFFA V22 | 8 | 88,89% | 9 |
38º | VW KOMBI | 8 | 80,00% | 10 |
39º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 7 | 100,00% | 7 |
40º | WILLYS OVERLAND | 5 | 100,00% | 5 |
41º | HAFEI RUIYI | 4 | 100,00% | 4 |
42º | FOTON AUMARK 3.5 – 14DT | 3 | 100,00% | 3 |
43º | JAC T140 | 3 | 100,00% | 3 |
44º | MERCEDES-BENZ VITO | 3 | 100,00% | 3 |
45º | FORD COURIER | 2 | 100,00% | 2 |
46º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
47º | GM CHEVROLET | 2 | 100,00% | 2 |
48º | GM D20 | 2 | 100,00% | 2 |
49º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 2 | 100,00% | 2 |
50º | DODGE | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave