Chevron faz óleos básicos de grupo III para a Neste

199
grupo III
Refinaria da Chevron em Richmond na California produzirá grupo III

Grupo III

A Chevron anunciou que concordou com sua planta de óleo básico de Richmond, na Califórnia, para começar a fabricar óleos básicos API Grupo III, que a refinadora finlandesa Neste comercializará com sua marca Nexbase.

A Chevron informou também que está modernizando as instalações de Richmond e sua fábrica em Pascagoula, Mississippi – ambas produzindo atualmente óleos do Grupo II – para permitir a produção do Grupo II+. A mudança será feita durante o segundo semestre de 2019 e dará às usinas capacidade combinada para fabricar 9,1 mil barris por dia, ou 460 mil t / a, dos básicos de Grupo III e II+, disse um porta-voz.

Atualmente, a fábrica de Richmond tem capacidade para produzir 20.700 barris por dia do Grupo II, enquanto a planta de Pascagoula pode produzir 25.000 b/d desse mesmo tipo. A empresa se recusou a dizer como as atualizações afetarão a capacidade do Grupo II.

Melhoria nos básicos menos viscosos

A Chevron, sediada em San Ramon, Califórnia, disse que as atualizações estão sendo realizadas modificando os esquemas de processamento das usinas. Autoridades acrescentaram que estão fazendo as mudanças em resposta às solicitações dos clientes.

“Nossos clientes querem soluções econômicas para misturar lubrificantes de baixa viscosidade”, disse o vice-presidente de óleos básicos Tracey Gardiner, em um comunicado, explicando que os projetos impactarão os óleos de 4 e 6 centiStoke da empresa, comercializados como 100R e 220R, respectivamente. “Isso incluiu a melhoria do óleo 100R para a qualidade do Grupo II+ e a redução da volatilidade Noack do 220R da Chevron. O melhor poder de mistura em formulações de lubrificantes de baixa viscosidade significa que os clientes serão capazes de cobrir a mais ampla gama de produtos com um número menor de óleos básicos.”

Neste integrará os básicos de grupo III produzidos pela Chevron

A Neste disse que os óleos do Grupo III produzidos pela Chevron serão integrados em sua lista de produtos existentes e se qualificarão para aprovações de lubrificantes acabados mantidos por óleos produzidos na fábrica da Neste em Porvoo, na Finlândia, e sua joint venture com a Bahrain Petroleum Co em Sitra, no Bahrein. Nenhuma das empresas disse quanto a Chevron produzirá do Grupo III, mas a Neste disse que a produção será “escalável”.

A América do Norte limitou a capacidade do Grupo III e importa grandes quantidades desse tipo da Coréia do Sul, dos Emirados Árabes Unidos, do Bahrein e do Catar. Em um comunicado à imprensa divulgado na segunda-feira, a Neste informou que entrou em acordo com a Chevron porque “um local de produção adicional nos EUA fornecerá integração logística eficiente nas linhas globais de fornecimento da Neste.”

A fábrica da Chevron em Richmond produziu óleos do Grupo III entre 1998 e 2012 e produziu o Grupo II+ durante pelo menos duas passagens desde 1998 e 2003. Ao longo dos anos, as autoridades disseram que os rendimentos da produção caíram significativamente quando a fábrica produziu óleos do Grupo II + ou III.