Novo Honda Fit
Antes um rumor circulando pela mídia japonesa, a estreia da quarta geração do Honda Fit foi confirmada para outubro, durante o Salão de Tóquio (Japão). A fabricante revelou a data de estreia durante uma apresentação do resultado financeiro da empresa, afirmando também que o carro adotará o mesmo sistema híbrido usado pelos sedãs Accord e Insight, e o SUV CR-V Hybrid, e que esta variante chegará à Europa em 2020.
A Honda irá mudar a estratégia do Fit, apostando muito mais na versão híbrida. A geração atual até tem uma variante deste tipo, mas é mais cara e de baixo volume de vendas. A ideia é conseguir disputar diretamente com o Nissan Note e-Power, que desbancou o Fit e tornou-se o carro mais vendido do Japão, aproveitando o uso do sistema e-Power, com um motor elétrico movendo o veículo e um a combustão que serve apenas como gerador para as baterias.
Sistema híbrido i-MMD
Para isso, o Honda Fit receberá o sistema híbrido i-MMD, o mesmo que já equipa veículos como os sedãs Accord e Insight, e o novo CR-V Hybrid na Europa – que nós vimos no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado. Esta motorização combina um motor a combustão com dois elétricos, um posicionado em cada eixo. A força elétrica move o veículo em baixa velocidade ou quando o motorista acionar o modo EV, mudando para o motor a combustão acima de uma certa velocidade ou quando a bateria estiver acabando. Como não será plug-in, irá recarregar com o movimento do veículo.
Outra mudança importante deve ser a adoção do motor 1.0 turbo de três cilindros, utiliza pelo Civic hatch na Europa. No Civic, ele gera 128 cv e 20,4 kgfm, trabalhando com um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 posições.
Com o novo Honda Fit estreando no Japão ainda neste ano, é possível que a marca faça a apresentação da quarta geração no Brasil em novembro de 2020, durante o Salão do Automóvel. Porém, mesmo que seja mostrado no ano que vem, a chegada às lojas deve acontecer somente em 2021.
Projeção: BestCar