VW T-Cross alcança nota máxima em testes de colisão

Toyota Yaris também é avaliado e recebe quatro das cinco estrelas

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Volkswagen T-Cross

Volkswagen T-Cross recebeu cinco estrelas – nota máxima – nos testes de colisão que atestam a segurança dos passageiros adultos e crianças em veículos. O cras test foi realizados pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, que divulgou os resultados alcançados pelo SUV compacto na quinta-feira, 28, juntamente com a avaliação do Toyota Yaris, que recebeu quatro estrelas (veja os vídeos abaixo).

Ambos os testes foram patrocinados, ou seja, a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos da avaliação.

Recém lançado no mercado

Recém lançado, o Volkswagen T-Cross é o primeiro SUV da marca produzido no Brasil. Ele é equipado com seis airbags de série, o que ajudou a alcançar a classificação máxima nos três testes de colisão realizados: frontal, lateral e lateral de poste. O modelo também vem com controle eletrônico de estabilidade (ESC) em todas as versões: o equipamento é um dos requisitos do novo protocolo do Latin NCAP para alcançar a nota máxima em segurança.

No quesito proteção de ocupantes infantis, o T-Cross inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size que facilitam a instalação dos sistemas de retenção infantil (SRI) para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás, de acordo com as melhores práticas globais. O modelo conta ainda com um interruptor para desconectar o airbag do passageiro e oferece a possibilidade de instalar, com segurança, todos os SRIs testados na prova de instalação.

Prêmio Latin NCAP Advanced Award

Adicionalmente, o SUV compacto da VW também recebeu o prêmio Latin NCAP Advanced Award de proteção de pedestres e tecnologia de frenagem de colisão múltipla.

O Toyota Yaris, também produzido no Brasil, conquistou quatro estrelas em uma escala de cinco, tanto para proteção de adultos quanto para ocupantes infantis, nas versões hatch e sedã nos testes de colisão frontal e lateral (o veículo não passou pelo teste de colisão em poste). Equipado com dois airbags de série – como determina a legislação brasileira – o veículo possui ESC também de série. Em seu relatório de avaliação, o Latin NCAP atesta que o modelo apresentou boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção de aceitável para boa no impacto frontal. A estrutura foi classificada como instável e a falta de airbags laterais para proteção da cabeça fez com que o veículo ganhasse a pontuação de quatro estrelas.

O teste

Um dummy de passageiro criança de três anos de idade foi instalado voltado para trás de acordo com as recomendações globais mais recentes para passageiros desta idade, o que explica a pontuação máxima para ambos os passageiros infantis na avaliação do teste dinâmico. Segundo o Latin NCAP, a sinalização das ancoragens Isofix não atende aos requisitos de seu protocolo, o que, somado à falta de um interruptor para desconectar o airbag do passageiro, explica as quatro estrelas para proteção dos ocupantes infantis.

Classificação encorajadora

“A classificação máxima da Volkswagen T-Cross é muito encorajadora. Apelamos a todos os fabricantes de veículos para alcançarem resultados de cinco estrelas e pontuações máximas para toda a sua frota no mercado do Latin NCAP. É inaceitável que, mesmo em 2019, alguns fabricantes globais não tenham atingido as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. A decisão da Toyota, de ser o primeiro fabricante de veículos na região a recomendar, desde 2015 vem impulsionando esta medida na maioria dos testes que a criança de três anos deve ser colocada voltada para trás, o que demonstra a relevância que o fabricante dá à proteção dos ocupantes infantis. Fazendo questão disso, deixa um precedente para outros fabricantes de veículos acompanharem esses termos de segurança infantil”, declarou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.