Renault Kwid domina entre compactos
Responsável por mais de 40% dos 2.470.654 automóveis e comerciais leves comercializados no Brasil em 2018, o segmento de hatches compactos registrou um crescimento de 9,54% na comparação com o ano de 2017. Os líderes das duas categorias tiveram forte influência no bom resultado.
Entre os modelos de entrada, o Kwid deu as cartas. Em seu primeiro ano completo, o hatch foi o preferido por 67.320 consumidores, quase 18 mil a mais do que o Fiat Mobi (49.491), líder no ano anterior. Este resultado assegurou ao Renault, único da lista a crescer no período, quase 48% de participação de mercado.
Perdendo quase 14 mil compradores em relação a 2017, uma retração de quase 40%, o VW Up (20.563) teve o seu pior resultado desde o lançamento em 2014, em que teve o seu momento mais expressivo. Para se ter uma ideia, este número foi praticamente 1/3 do total emplacado naquele ano (58.894).
Repetindo o quarto lugar do último ranking, o Chery QQ emplacou pouco mais de três mil unidades (3.176). Com poucas unidades importadas para o Brasil, o Kia Picanto encerrou 2018 com apenas 115 emplacamentos, média de menos de 10 unidades mensais. Atrás do Fiat 500 (10), o Geely GC2 foi o lanterna, com apenas uma unidade.
Hatches Compactos I | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | RENAULT KWID | 67320 | 47,85% | 22576 | 19,56% | 198,19% | 3º |
2º | FIAT MOBI | 49491 | 35,18% | 54270 | 47,02% | -8,81%
|
1º |
3º | VW UP! | 20563 | 14,62% | 34161 | 29,60% | -39,81% | 2º |
4º | CHERY QQ | 3176 | 2,26% | 3215 | 2,79% | -1,21% | 4º |
5º | KIA PICANTO | 115 | 0,08% | 754 | 0,65% | -84,75% | 5º |
6º | FIAT 500 | 10 | 0,01% | 419 | 0,36% | -97,61% | 6º |
7º | GEELY GC2 | 1 | 0,00% | 29 | 0,03% | -96,55% | 7º |
140676 | 100,00% | 115424 | 100,00% | 21,88% |
Entre os modelos maiores, o Onix ampliou a sua participação de mercado em quase um ponto percentual. Mais do que isso: as 210.458 unidades representaram o novo recorde do modelo da Chevrolet. Comparando com 2015, primeiro ano em que foi líder, o incremento nas vendas foi de quase 85 mil unidades.
Hyundai HB20 (105.506), em leve baixa, e Ford Ka (103.286) completaram o mesmo pódio de 2017, mas desta vez com diferença bastante reduzida. Novamente quarto colocado, o VW Gol (77.612) também cresceu. O top 5 foi completado pelo VW Polo (69.584) em seu primeiro ano completo nesta nova geração.
Também fechando o seu primeiro ciclo completo, o Fiat Argo (63.011) superou com folgas o Renault Sandero (52.401), que recuou mais de 22% e teve o seu pior ano desde 2009. Mesmo em baixa de 8%, o VW Fox (39.262) se manteve entre os dez primeiros. O Toyota Etios Hatch (27.847), nono, registrou a maior queda do top 10 (-33,7%) e por muito pouco não perdeu a posição para o renovado Honda Fit (27.359).
Lançado no segundo semestre, o Toyota Yaris (18.584) vendeu mais do que o Uno (15.151). Além de perder mais da metade de seus compradores de 2017, o veterano da Fiat teve o seu ano mais crítico desde 2002, último ainda com dados disponibilizados pela Fenabrave. Na sequência, o Ford Fiesta (14.505) também perdeu fôlego.
Os franceses tiveram um ano para esquecer. Atrás de um Nissan March (11.947) também em baixa, Peugeot 208 (7.092) e Citroën C3 (6.378) registraram quedas de pelo menos 35%. Num triste fim para um modelo que já liderou o mercado em 2014, o Fiat Palio encerrou sua carreira comercial com apenas 391 emplacamentos. Chery Celer (124) e Fiat Punto (23), este já aposentado, encerraram a lista dos esquecidos.
Hatches Compactos II | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | CHEVROLET ONIX | 210458 | 24,74% | 188654 | 23,90% | 11,56% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 105506 | 12,40% | 105539 | 13,37% | -0,03% | 2º |
3º | FORD KA | 103286 | 12,14% | 94893 | 12,02% | 8,84% | 3º |
4º | VW GOL | 77612 | 9,13% | 73919 | 9,36% | 5,00% | 4º |
5º | VW POLO | 69584 | 8,18% | 9529 | 1,21% | 630,23% | 16º |
6º | FIAT ARGO | 63011 | 7,41% | 27925 | 3,54% | 125,64% | 9º |
7º | RENAULT SANDERO | 52401 | 6,16% | 67344 | 8,53% | -22,19% | 5º |
8º | VW FOX / CROSSFOX | 39262 | 4,62% | 42716 | 5,41% | -8,09% | 6º |
9º | TOYOTA ETIOS HATCH | 27847 | 3,27% | 41986 | 5,32% | -33,68% | 7º |
10º | HONDA FIT | 27359 | 3,22% | 25347 | 3,21% | 7,94% | 10º |
11º | TOYOTA YARIS | 18584 | 2,19% | 0 | 0,00% | NOVO | – |
12º | FIAT UNO | 15151 | 1,78% | 34165 | 4,33% | -55,65% | 8º |
13º | FORD FIESTA | 14505 | 1,71% | 19057 | 2,41% | -23,89% | 12º |
14º | NISSAN MARCH | 11947 | 1,40% | 14052 | 1,78% | -14,98% | 13º |
15º | PEUGEOT 208 | 7092 | 0,83% | 12157 | 1,54% | -41,66% | 14º |
16º | CITROËN C3 | 6378 | 0,75% | 9881 | 1,25% | -35,45% | 15º |
17º | FIAT PALIO | 391 | 0,05% | 20138 | 2,55% | -98,06% | 11º |
18º | CHERY CELER | 124 | 0,01% | 286 | 0,04% | -56,64% | 18º |
19º | FIAT PUNTO | 23 | 0,00% | 1815 | 0,23% | -98,73% | 17º |
850521 | 100,00% | 789403 | 100,00% | 7,74% |
EM DEZEMBRO
Na faixa inicial, o Kwid encerrou 2018 com o seu melhor resultado no ano (7.653) e o segundo melhor desde o lançamento, se aproximando dos 60% de participação no segmento. O vice-líder Mobi (3.332), por sua vez, não vendia tão pouco desde fevereiro (3.322). Com resultado melhor do que em novembro, o up! (1.965) encurtou um pouco a sua desvantagem em relação aos líderes, enquanto o QQ (243) não saiu da lanterna.
Embora perdendo quase três mil unidades nas últimas semanas, o Onix (19.642) novamente emplacou mais do que a soma de HB20 (8.995) e Ford Ka (8.534). Gol (7.272) e Polo (6.030) asseguraram dois representantes da VW no top 5. Sexto, o Argo (4.035) teve seu mês mais fraco desde fevereiro (3.546).
Numa disputa apertadíssima pelo sétimo lugar, o Fox (3.470) levou a melhor sobre o Sandero (3.446), este com a maior retração do top 10 (-33,6%). Com 2.810 unidades, o Yaris Hatch novamente ficou à frente do Honda Fit (2.332). O Uno, com 1.523 unidades, emplacou apenas uma unidade a mais do que em novembro.
Com reação após o péssimo resultado do mês anterior, o Etios Hatch emplacou 1.449 unidades, quase o dobro das 817 unidades do March e das 759 unidades do Fiesta. 208 (468) e C3 (451) só não foram os últimos colocados porque alguns consumidores ainda optaram pelos já descontinuados Palio (3) e Punto (2).
Hatches Compactos I | |||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º | RENAULT KWID | 7653 | 7090 | 2818 | 58,01% | 53,24% | 7,94% |
2º | FIAT MOBI | 3332 | 4258 | 4799 | 25,26% | 31,97% | -21,75% |
3º | VW UP! | 1965 | 1752 | 2733 | 14,89% | 13,16% | 12,16% |
4º | CHERY QQ | 243 | 217 | 332 | 1,84% | 1,63% | 11,98% |
13193 | 13317 | 10682 | 100,00% | 100,00% | -0,93% |
Hatches Compactos II | |||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º | CHEVROLET ONIX | 19642 | 22277 | 17508 | 27,27% | 28,39% | -11,83% |
2º | HYUNDAI HB20 | 8995 | 8395 | 8770 | 12,49% | 10,70% | 7,15% |
3º | FORD KA | 8534 | 8834 | 7881 | 11,85% | 11,26% | -3,40% |
4º | VW GOL | 7272 | 8836 | 6054 | 10,09% | 11,26% | -17,70% |
5º | VW POLO | 6030 | 5642 | 4898 | 8,37% | 7,19% | 6,88% |
6º | FIAT ARGO | 4035 | 6078 | 5590 | 5,60% | 7,75% | -33,61% |
7º | VW FOX / CROSSFOX | 3470 | 3330 | 2591 | 4,82% | 4,24% | 4,20% |
8º | RENAULT SANDERO | 3446 | 5109 | 3913 | 4,78% | 6,51% | -32,55% |
9º | TOYOTA YARIS | 2810 | 2507 | 0 | 3,90% | 3,19% | 12,09% |
10º | HONDA FIT | 2332 | 2440 | 2694 | 3,24% | 3,11% | -4,43% |
11º | FIAT UNO | 1523 | 1522 | 1346 | 2,11% | 1,94% | 0,07% |
12º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1449 | 1241 | 3769 | 2,01% | 1,58% | 16,76% |
13º | NISSAN MARCH | 817 | 743 | 1355 | 1,13% | 0,95% | 9,96% |
14º | FORD FIESTA | 759 | 738 | 1677 | 1,05% | 0,94% | 2,85% |
15º | PEUGEOT 208 | 468 | 395 | 1004 | 0,65% | 0,50% | 18,48% |
16º | CITROËN C3 | 451 | 383 | 1096 | 0,63% | 0,49% | 17,75% |
17º | FIAT PALIO | 3 | 5 | 188 | 0,00% | 0,01% | -40,00% |
18º | FIAT PUNTO | 2 | 1 | 12 | 0,00% | 0,00% | 100,00% |
72038 | 78476 | 70346 | 100,00% | 100,00% | -8,20% |
Fonte: Fenabrave