No próximo dia 20 de janeiro é comemorado o dia nacional do Fusca. Um dos veículos que mais possui fãs apaixonados, o Fusca é conhecido no mundo inteiro e carrega uma história repleta de curiosidades.
Para comemorar essa data tão especial, existem três livros que podem ser dados de presentes para os amantes do carro ou para aqueles que gostam de curiosidades sobre veículos.
3 livros sobre o Fusca: o queridinho nacional
Clássicos do Brasil – Fusca –
Autor: Paulo Cesar Sandler
Com origens controversas e ainda muito discutidas, o Fusca conquistou milhões de fãs pelo mundo. No Brasil não foi diferente: carro mais popular da indústria automobilística, durante décadas foi quase um membro da família brasileira. O Fusca começou a ser fabricado no país em 1959 e, embora a produção tenha sido interrompida definitivamente em 1996, ele ainda é um dos automóveis mais usados e vendidos no mercado nacional. Neste livro, o leitor conhecerá toda a história do carro – das origens na Alemanha de Hitler até sua chegada e desenvolvimento no Brasil – com a ajuda de centenas de fotos de época.
Fusca – O carro mais popular do mundo
Autor: Richard Copping
Nada mais apropriado que chamar o Fusca de “o carro mais popular do mundo”. Afinal, ele existe há décadas e continua emocionando as pessoas por onde quer que passe. Um dos maiores especialistas em Volkswagen no mundo, Richard Copping, conta a trajetória do Fusca em mais de sessenta anos de história, desde a Segunda Guerra até a retomada da fabricação no Brasil dos anos 1990. Com a ajuda de centenas de imagens coloridas dos mais variados modelos, o autor monta um retrato abrangente e indispensável para todos os fãs do Fusca e do automobilismo em geral.
A verdadeira história do fusca – Autor: Paul Schilperood
Controversa, complexa e obscura, a história do Fusca está diretamente ligada à recessão que castigava a Alemanha na década de 1930 e à ascensão do nazismo. Apaixonado por automóveis, Hitler via na ideia de criar um carro popular – produzido por operários alemães em uma fábrica alemã – a oportunidade de concretizar seu projeto político. “Oficialmente”, o automóvel do povo foi projetado por Ferdinand Porsche, mas essa paternidade é contestada pelo pesquisador e jornalista holandês Paul Schilperoord, que afirma que o carro mais popular do mundo foi na verdade desenvolvido por um engenheiro judeu chamado Josef Ganz. Em, A verdadeira história do Fusca, Schilperoord apresenta pela primeira vez uma série de documentos e esboços que comprovariam que Hitler se apropriou da invenção de Ganz. “Essa é a história de um crime que nem mesmo Hitchcock conseguiria inventar”, disse Josef Ganz em seu leito.