VW Gol cresce
Setembro não foi um mês positivo para a maioria dos modelos. Em comparação com agosto, praticamente todos registraram quedas em seus emplacamentos. Seguindo o caminho contrário, podemos destacar o VW Gol e Amarok, Fiat Argo e o Chery Tiggo 2. Veja os 50 mais vendidos entre os automóveis e comerciais leves.
AUTOMÓVEIS
Sem surpresa na liderança – o Chevrolet Onix, mesmo recuando acima de 17% nas últimas semanas, emplacou 17.981 unidades -, a disputa pelo segundo lugar foi definida por apenas 54 unidades e trouxe o Ford Ka (8.680) à frente do Hyundai HB20 (8.626) no pódio. O VW Gol, com 6.765 unidades, repetiu a quarta colocação de agosto.
Único SUV no pelotão principal, o Jeep Compass novamente emplacou mais de 5 mil unidades (5.006). O Toyota Corolla, com 4.774 unidades, retornou ao top 10, pouco à frente de um Renault Sandero (4.577) que havia sido 20º em agosto. Em disputa acirrada, Hyundai Creta (4.195), Nissan Kicks (4.000) e Honda HR-V (3.972) vieram em seguida, todos com vendas em baixa.
Aproveitando-se da recente reestilização, o Ford Ka Sedan (3.282) voltou ao top 20 à frente do Fiat Cronos (3.062). 17º no último ranking, o Toyota Yaris Hatch (2.943) por muito pouco não ficou fora do top 20. Situação pior viveram outros dois modelos da marca japonesa: o Etios Hatch, com 1.165 unidades, se manteve numa modesta 39ª posição, enquanto o Etios Sedan emplacou menos de mil unidades (851).
Em um mês em que as vendas diretas foram fortes, Renault Logan (2.907) e VW Voyage (2.828) foram alguns dos poucos modelos a crescerem. O Chery Tiggo 2 (766), que havia registrado seu recorde no mês anterior, repetiu a dose agora. O VW Tiguan, que emplacou 658 unidades, já vende mais do que o Hyundai ix35 (483).
POS. | MODELO | SET 18 | % TOTAL | AGO 18 | % TOTAL | % VAR. SET/AGO | POS. AGO |
1º | CHEVROLET ONIX | 17.981 | 10,38% | 21.763 | 10,67% | -17,38% | 1º |
2º | FORD KA | 8.680 | 5,01% | 10.118 | 4,96% | -14,21% | 3º |
3º | HYUNDAI HB20 | 8.626 | 4,98% | 10.589 | 5,19% | -18,54% | 2º |
4º | VW GOL | 6.765 | 3,91% | 6.628 | 3,25% | 2,07% | 4º |
5º | CHEVROLET PRISMA | 6.532 | 3,77% | 6.119 | 3,00% | 6,75% | 8º |
6º | FIAT ARGO | 6.395 | 3,69% | 6.166 | 3,02% | 3,71% | 7º |
7º | RENAULT KWID | 5.486 | 3,17% | 6.273 | 3,08% | -12,55% | 6º |
8º | VW POLO | 5.318 | 3,07% | 6.544 | 3,21% | -18,73% | 5º |
9º | JEEP COMPASS | 5.006 | 2,89% | 5.800 | 2,84% | -13,69% | 9º |
10º | TOYOTA COROLLA | 4.774 | 2,76% | 5.238 | 2,57% | -8,86% | 11º |
11º | RENAULT SANDERO | 4.577 | 2,64% | 3.868 | 1,90% | 18,33% | 20º |
12º | HYUNDAI CRETA | 4.195 | 2,42% | 5.277 | 2,59% | -20,50% | 10º |
13º | NISSAN KICKS | 4.000 | 2,31% | 4.792 | 2,35% | -16,53% | 14º |
14º | HONDA HR-V | 3.972 | 2,29% | 5.021 | 2,46% | -20,89% | 12º |
15º | FIAT MOBI | 3.537 | 2,04% | 4.874 | 2,39% | -27,43% | 13º |
16º | VW VIRTUS | 3.524 | 2,03% | 4.650 | 2,28% | -24,22% | 15º |
17º | JEEP RENEGADE | 3.386 | 1,96% | 4.465 | 2,19% | -24,17% | 16º |
18º | FORD KA SEDAN | 3.282 | 1,89% | 3.026 | 1,48% | 8,46% | 24º |
19º | FIAT CRONOS | 3.062 | 1,77% | 4.026 | 1,97% | -23,94% | 18º |
20º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.943 | 1,70% | 4.091 | 2,01% | -28,06% | 17º |
21º | VW FOX/CROSS FOX | 2.919 | 1,69% | 3.894 | 1,91% | -25,04% | 19º |
22º | RENAULT LOGAN | 2.907 | 1,68% | 2.775 | 1,36% | 4,76% | 25º |
23º | FORD ECOSPORT | 2.888 | 1,67% | 3.034 | 1,49% | -4,81% | 23º |
24º | VW VOYAGE | 2.828 | 1,63% | 2.562 | 1,26% | 10,38% | 28º |
25º | NISSAN VERSA | 2.462 | 1,42% | 2.496 | 1,22% | -1,36% | 29º |
26º | HYUNDAI HB20S | 2.451 | 1,42% | 3.188 | 1,56% | -23,12% | 21º |
27º | RENAULT CAPTUR | 2.329 | 1,34% | 3.062 | 1,50% | -23,94% | 22º |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.122 | 1,23% | 2.250 | 1,10% | -5,69% | 32º |
29º | CHEVROLET COBALT | 1.994 | 1,15% | 2.189 | 1,07% | -8,91% | 33º |
30º | HONDA CIVIC | 1.914 | 1,11% | 2.329 | 1,14% | -17,82% | 31º |
31º | HONDA FIT | 1.869 | 1,08% | 2.050 | 1,01% | -8,83% | 34º |
32º | RENAULT DUSTER | 1.803 | 1,04% | 2.701 | 1,32% | -33,25% | 26º |
33º | CHEVROLET SPIN | 1.783 | 1,03% | 2.013 | 0,99% | -11,43% | 35º |
34º | CHEVROLET TRACKER | 1.674 | 0,97% | 2.360 | 1,16% | -29,07% | 30º |
35º | VW UP | 1.544 | 0,89% | 1.784 | 0,87% | -13,45% | 36º |
36º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.541 | 0,89% | 1.747 | 0,86% | -11,79% | 37º |
37º | FIAT UNO | 1.515 | 0,87% | 2.638 | 1,29% | -42,57% | 27º |
38º | FIAT SIENA | 1.441 | 0,83% | 1.603 | 0,79% | -10,11% | 38º |
39º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.165 | 0,67% | 1.445 | 0,71% | -19,38% | 39º |
40º | HONDA CITY | 1.030 | 0,59% | 1.213 | 0,59% | -15,09% | 44º |
41º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.017 | 0,59% | 1.286 | 0,63% | -20,92% | 41º |
42º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 851 | 0,49% | 1.261 | 0,62% | -32,51% | 42º |
43º | PEUGEOT 2008 | 839 | 0,48% | 1.169 | 0,57% | -28,23% | 46º |
44º | HONDA WR-V | 787 | 0,45% | 1.444 | 0,71% | -45,50% | 40º |
45º | CHERY TIGGO 2 | 766 | 0,44% | 728 | 0,36% | 5,22% | 48º |
46º | NISSAN MARCH | 690 | 0,40% | 1.244 | 0,61% | -44,53% | 43º |
47º | FORD FIESTA | 682 | 0,39% | 1.182 | 0,58% | -42,30% | 45º |
48º | VW TIGUAN | 658 | 0,38% | 710 | 0,35% | -7,32% | 49º |
49º | PEUGEOT 208 | 516 | 0,30% | 641 | 0,31% | -19,50% | 50º |
50º | HYUNDAI IX35 | 483 | 0,28% | 730 | 0,36% | -33,84% | 47º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL AUTOS | 173.193 | 100,00% | 203.911 | 100,00% | -15,06% |
COMERCIAIS LEVES
A Fiat Strada (4.696), que vinha sendo superada nos últimos meses, deixou a Fiat Toro (4.575) para trás. Mas não foi fácil, já que a VW Saveiro colou nas duas, com 4.334 unidades. A Toyota Hilux, com 3.282 unidades, se manteve em quarto.
O grande destaque, no entanto, foi a presença da VW Amarok (2.505) no top 5, impulsionada por uma evolução de mais de 45% nas vendas – ainda assim, a diferença em relação à Chevrolet S10 foi de apenas 55 unidades (2.450). Praticamente estável, a Ford Ranger (2.145) caiu de sexto para sétimo.
POS. | MODELO | SET 18 | % TOTAL | AGO 18 | % TOTAL | % VAR. SET/AGO | POS. AGO |
1º | FIAT STRADA | 4.696 | 14,89% | 6.119 | 17,33% | -23,26% | 2º |
2º | FIAT TORO | 4.575 | 14,51% | 6.172 | 17,48% | -25,87% | 1º |
3º | VW SAVEIRO | 4.334 | 13,74% | 4.237 | 12,00% | 2,29% | 3º |
4º | TOYOTA HILUX | 3.282 | 10,41% | 3.542 | 10,03% | -7,34% | 4º |
5º | VW AMAROK | 2.505 | 7,94% | 1.720 | 4,87% | 45,64% | 7º |
6º | CHEVROLET S10 | 2.450 | 7,77% | 2.645 | 7,49% | -7,37% | 5º |
7º | FORD RANGER | 2.145 | 6,80% | 2.175 | 6,16% | -1,38% | 6º |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.292 | 4,10% | 1.404 | 3,98% | -7,98% | 9º |
9º | FIAT FIORINO | 1.285 | 4,07% | 1.464 | 4,15% | -12,23% | 8º |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.045 | 3,31% | 1.374 | 3,89% | -23,94% | 10º |
11º | MITSUBISHI L200 | 840 | 2,66% | 1.046 | 2,96% | -19,69% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 611 | 1,94% | 755 | 2,14% | -19,07% | 12º |
13º | NISSAN FRONTIER | 361 | 1,14% | 366 | 1,04% | -1,37% | 14º |
14º | HYUNDAI HR | 353 | 1,12% | 390 | 1,10% | -9,49% | 13º |
15º | KIA K2500 | 350 | 1,11% | 260 | 0,74% | 34,62% | 17º |
16º | FIAT DUCATO | 333 | 1,06% | 282 | 0,80% | 18,09% | 16º |
17º | VW EXPRESS | 196 | 0,62% | 289 | 0,82% | -32,18% | 15º |
18º | IVECO DAILY 3514 | 160 | 0,51% | 183 | 0,52% | -12,57% | 18º |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 154 | 0,49% | 116 | 0,33% | 32,76% | 20º |
20º | RENAULT KANGOO | 95 | 0,30% | 120 | 0,34% | -20,83% | 19º |
21º | RAM 2500 | 79 | 0,25% | 87 | 0,25% | -9,20% | 23º |
22º | CITROËN JUMPY | 74 | 0,23% | 97 | 0,27% | -23,71% | 21º |
23º | PEUGEOT PARTNER | 67 | 0,21% | 92 | 0,26% | -27,17% | 22º |
24º | PEUGEOT EXPERT | 66 | 0,21% | 78 | 0,22% | -15,38% | 24º |
25º | IVECO DAILY 30S13 | 45 | 0,14% | 28 | 0,08% | 60,71% | 28º |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 39 | 0,12% | 49 | 0,14% | -20,41% | 27º |
27º | CITROËN BERLINGO | 21 | 0,07% | 55 | 0,16% | -61,82% | 26º |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 19 | 0,06% | 18 | 0,05% | 5,56% | 30º |
29º | EFFA K01 | 16 | 0,05% | 19 | 0,05% | -15,79% | 29º |
30º | JAC V260 | 9 | 0,03% | 8 | 0,02% | 12,50% | 31º |
31º | IVECO DAILY | 8 | 0,03% | 4 | 0,01% | 100,00% | 34º |
32º | FORD F150 | 5 | 0,02% | 2 | 0,01% | 150,00% | 41º |
33º | IVECO DAILY 5516 | 4 | 0,01% | 6 | 0,02% | -33,33% | 32º |
34º | TOYOTA RIBEIRAUTO | 4 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
35º | EFFA K02 | 3 | 0,01% | 4 | 0,01% | -25,00% | 33º |
36º | VW KOMBI | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
37º | FORD F75 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
38º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 2 | 0,01% | 1 | 0,00% | 100,00% | 50º |
39º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
40º | TOYOTA BANDEIRANTE | 2 | 0,01% | 3 | 0,01% | -33,33% | 37º |
41º | CITROËN JUMPER | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 39º |
42º | EFFA V22 | 1 | 0,00% | 3 | 0,01% | -66,67% | 36º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL COMERCIAIS | 31.540 | 100,00% | 35.316 | 100,00% | -10,69% |
Fonte: Fenabrave