Dieselgate
Fortemente abalado desde a descoberta do escândalo do Dieselgate, em 2015, o mercado de carros a diesel aos poucos deixará de ser explorado pelas montadoras na Europa. É o caso, por exemplo, da Toyota, que segundo publicação recente da revista britânica AutoExpress, não mais oferecerá no continente novos modelos alimentados pelo combustível. A decisão faz parte de uma estratégia de longo prazo da empresa no sentido de priorizar o lançamento de modelos menos poluentes e de pegada mais ecológica – especialmente híbridos e elétricos.
Não devemos lançar novos carros a diesel
“Minha opinião pessoal é de que não devemos lançar novos carros a diesel”, disse Didier Leroy, vice-presidente executivo da marca. Como exemplo dessa nova diretriz, Leroy cita o sucesso alcançado pelo crossover C-HR, vendido nos principais mercados europeus apenas em versões híbrida ou a gasolina. “Consideramos, há muito tempo, que não venderíamos o C-HR com motor a diesel. Na época, os distribuidores estavam contra a minha decisão. Eles disseram que precisavam de diesel para o mercado. Mas precisávamos seguir a tendência de longo prazo dos veículos ecológicos”, afirmou.
Yaris reestilizado
Outro exemplo é o Yaris reestilizado, que concentra 25% das vendas da marca na Europa e desde que foi renovado não é mais oferecido com motor a óleo. “Existem algumas versões a diesel oferecidas apenas para frotistas, porque eles pedem, mas clientes de varejo não podem mais comprá-lo com motor a diesel”, completa Leroy. Outros modelos de volume, porém, ainda pode ser alimentados pelo combustível, como as linhas Avensis (sedã e perua) e Auris (derivado do Corolla), que têm motores 1.4, 1.6 ou 2.0 turbodiesel, dependendo da versão.
Além disso, é bom lembrar que o diesel não será banido de imediato, já que é considerado fator determinante em segmentos-chave, como o de utilitários e o de veículos comerciais. Nestas categorias, a Toyota da Europa tem em oferta os modelos Hilux, Land Cruiser Prado e Proace.
Fonte: AutoExpress
Fotos: divulgação