Toda essa cavalaria é capaz de mover as 2,3 toneladas do XC90 de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. No entanto, se você for um pouco mais civilizado, é outro número que chama a atenção: o SUVzão consegue as marcas de 15,3 km/l de consumo na cidade e 15,8 km/l na estrada no modo híbrido. Caso você opte por andar no modo exclusivamente elétrico, é possível rodar até 35 quilômetros – dependendo das condições de uso, lógico.
O recarregamento das baterias pode ser feito com o auxílio de um cabo que equipa o veículo e pode ser utilizado em casa. Cada recarga leva cerca de das horas e meia em uma tomada de 220V e 16A, mas é possível em tomadas de menor amperagem, o que leva um pouquinho mais de tempo.
Por fora, a carona do SUV sueco continua a mesma e por dentro você continua contando com todo o luxo do modelo, incluindo a manopla de câmbio feito em cristal da marca Orrefors. A central multimídia vem com uma tela touchscreen de 12,3 polegadas e o sistema de som desenvolvido em parceria com a Bowers & Wilkins.
Aqui vale a pena destacar que a parte sonora conta com 19 alto-falantes, um subwoofer air-ventilated (um dos primeiros a ser instalados em um carro) e um software de processamento de áudio que simula alguns ambientes, inclusive a sala de concerto da Orquesta Filarmônica de Gotemburgo.
Na parte tecnológica, o Volvo XC90 T8 traz a segunda geração do Pilot Assist, o sistema de condução semi-autônoma da Volvo, que conta com auxílio de manutenção de faixa até 130 km/h, controle automático da velocidade e manutenção da distância em relação ao veículo da frente.
Volvo XC90
Serão duas versões do T8 desembarcando por aqui: a Inscription, custando R$ 456,9 mil e a Excellence, a mais completa e luxuosa – com direito a compartimento refrigerado entre os assentos traseiros –, que sai por R$ 519,9 mil.