ZF desenvolve caixa manual de alumínio

Nova opção da 5S-580 já equipa modelos Mercedes de 8 e 10 toneladas

937

Caixa Manual de 5 marchas

Caixa Manual
Caixa manual de 5 marchas com carcaça de alumínio

A ZF desenvolveu uma nova transmissão manual de cinco marchas. O modelo 5S-580 agora é disponível também com carcaça de alumínio. Por ser mais leve, a caixa permite redução de consumo e aumento da carga útil dos veículos em até 30 quilos.

O novo modelo já é fabricado em série e fornecido para a Mercedes-Benz. O gerente de vendas da ZF, Alexandre Marreco, recorda que a companhia já fabrica produtos com as mesmas especificações nas famílias EcoLife, EcoLite, Ecomid, Ecosplit e AS-Tronic. A nova 5S-580, no entanto, fez parte de um processo realizado em conjunto com a Mercedes-Benz.

Carcaças de alumínio

“A substituição por carcaças de alumínio tem-se mostrado uma tendência do mercado e a ZF está preparada para atendê-lo de acordo com a demanda”, revela o executivo. “O envolvimento dos nossos parceiros foi importante no desenvolvimento do componente e na realização de todos os testes”, recorda.

Negociações com várias montadoras

Além do fornecimento para caminhões e ônibus de 8 e 10 toneladas da Mercedes, a ZF também negocia com outras montadoras. A linha de montagem da nova transmissão 5S-580 está preparada para produzir em torno de 16 mil unidades ao ano.

Além de adotar uma carcaça mais leve, a ZF fez adequações no sistema de trambulação. A linha de produção também passou por alterações para poder fabricar a transmissão com carcaça de alumínio, com a introdução de ferramentais para injeção em alta pressão, estampagem, microfusão e fundição. Foram 18 meses de desenvolvimento e avaliações em bancada de testes e em campo.