Nova viscosidade JASO 0W-8 será introduzida no japão em abril de 2019

176

jaso 0w-8Jaso 0W-8 será a nova especificação de viscosidade no Japão. A associação japonesa de fabricantes de automóveis (JAMA) está propondo a introdução de uma nova especificação de viscosidade de óleo de motor, para o mercado japonês, e seus membros procuram uma oportunidade para serem pioneiros com produtos de grau de viscosidade mais baixo.

A especificação Jaso 0W-8 está com o lançamento previsto para abril de 2019, diz Satoshi Hirano da Toyota Motor Corporation. O seu desenvolvimento está ligado a atrasos de tempo severos entre a tecnologia de óleo de motor e os padrões.

A indústria automotiva japonesa enfrenta pressão crescente para reduzir as emissões, incluindo o CO2. Vários fabricantes japoneses (incluindo Toyota, Nissan e Honda) introduziram o grau SAE 0W-16, e a tecnologia de óleo para SAE 0W-8 está “quase pronta”, diz ele. Hirano afirma que a indústria japonesa já está muito interessada nisso.

JASO 0W-8 se beneficiará da oferta de básicos

Um excesso de oferta de óleos básicos de melhor desempenho no mercado asiático significa que é tecnica e economicamente razoável que os fabricantes utilizem mais óleos de base do grupo IIe do grupo III num futuro próximo, para permitir um produto de melhor qualidade.

Apesar da inclusão de SAE 0W-8 como uma das classes de viscosidade SAE J300 e da disposição dos  membros da JAMA de adaptá-la, Hirano acredita que o grau SAE 0W-8 provavelmente precisará esperar até que o nível GF-7 seja adaptado como uma especificação ILSAC. A disponibilidade do GF-7 pode não ocorrer até 2023/24 ou mesmo mais. “Nós não podemos esperar tanto tempo”, diz ele.

Para evitar atrasos significativos no tempo, o desenvolvimento do JASO 0W-8 está em andamento. Como parte da investigação, é necessário um novo teste de economia de combustível para uma avaliação adequada da economia de combustível. Um teste candidato foi selecionado e será refinado ao longo de 2017.

Um teste de durabilidade do motor também é necessário, mas pode ser emprestado de ILSAC GF-6, diz ele. A conclusão dos trabalhos de desenvolvimento será em outubro de 2018, para permitir um lançamento em abril de 2019.