Vai comprar um carro usado? Então como saber se o veículo está irregular?
Nessa hora, é essencial avaliar se o automóvel está em perfeitas condições e também se o valor de mercado está dentro do que se pratica. Fazer uma busca pela internet e comparar preços dos seminovos é fundamental. Desconfie sempre se o valor do veículo desejado estiver muito abaixo do padrão. Isso pode significar problemas de documentação, restrições e até uma má reparação, o que pode comprometer sua segurança.
Compra numa concessionária
Outra opção é fazer a compra numa concessionária da marca do veículo que você quer. Algumas dão até três anos de garantia para o veículo seminovo da mesma marca, uma vantagem importante em relação à aquisição numa loja qualquer ou diretamente de um particular.
Se o veículo no qual você está de olho não for muito antigo, peça para fazer um test-drive. Assim é possível avaliar se a posição de dirigir é agradável, se os espaços são adequados ao seu uso e até se a motorização está compatível com seus percursos. Verifique também as funcionalidades do veículo e seus itens de segurança.
Outras dicas
• Faça uma busca do carro em fóruns de internet e confira os comentários de outros compradores.
• Confira a documentação do veículo junto ao Detran.
• Verifique se a quilometragem está adequada ao desgaste do volante e dos pedais. Veículos pouco rodados devem ter poucos sinais de desgaste.
• Verifique o estado dos pneus e lembre-se que eles têm data de validade de cinco anos após a fabricação. Essa informação pode ser conferida diretamente na banda lateral do pneu pelo DOT. Ele indica a semana e o ano de fabricação. Exemplo: 0214 – Indica que o pneu foi fabricado na segunda semana de 2014.
• Verifique os vãos de portas e suas aberturas, além da conservação de borrachas de vedação. Todas as portas têm de estar fechando sem esforço, e as borrachas não devem estar ressecadas, com rachaduras.
• Verifique o estado dos carpetes, cheiros e sujeiras excessivas no veículo. Isso pode indicar que o carro sofreu danos em enchente.
• Se for possível, leve seu mecânico de confiança para que ele faça uma avaliação técnica