Complexo de São José dos Campos
A General Motors inaugurou em 10 de março de 1959, o complexo de São José dos Campos (SP) e acaba de comemorar a marca de 12 milhões de motores produzidos. Nesta unidade são fabricados vários modelos da marca americana como: a picape S10, com motores 2.5 Ecotec e 2.8 turbodiesel, e o SUV Trailblazer, com motores 3.6 V6 a gasolina e o 2.8 turbodiesel.
Características do complexo de São José dos Campos
Ocupando uma área de 500.000 m² de área construída, o complexo de São José dos Campos abriga seis fábricas: uma de comerciais leves (linha da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer); duas fábricas de motores; uma de transmissões; uma estamparia; uma linha de injeção e pintura de peças plásticas.
De acordo com a marca, são produzidos aproximadamente 100 transmissões e 88 motores, em média, por hora. No total são 2.800 unidades por dia ou 61.600 mil por mês (motores e transmissões). Por ano, a produção supera 618 mil unidades.
“O Complexo de São José dos Campos teve significativa importância para a região do Vale do Paraíba, tendo contribuído para seu crescimento econômico, registrando grandes marcas em sua trajetória”, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM no Brasil.
Além da fábrica de São José dos Campos, a GM também produz veículos nas unidades de São Caetano do Sul e de Gravataí. Também há a unidade de produção de motores e cabeçotes em Joinville, componentes estampados e linha para exportação em Mogi das Cruzes, centro logístico em Sorocaba. campo de provas em Indaiatuba, e por último, o centro tecnológico em São Caetano do Sul (SP).
Fotos: divulgação