Harley-Davidson Softail Breakout

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Harley-Davidson Softail Breakout

harley-davidson-softail-breakout-2016-1-620x350Sem sombra de dúvidas a primeira coisa que mais impressiona na Harley-Davidson Softail Breakout é o seu visual. Um projeto com entre-eixos e parte frontal bem alongados, rodas grandes e incrivelmente lindas, silhueta muito bem desenhada, resultando em uma legítima obra de arte em duas rodas.

kit Screamin’ Eagle

O modelo testado veio de fábrica com o aclamado kit Screamin’ Eagle, que tem função de aprimoramento em performance, mas obviamente também entra como melhoria estética, com destaque para o filtro de ar esportivo exposto na lateral direita do motor, dando uma nuance de esportividade à bela máquina.

Posição de pilotagem

Outro aspecto que gostei demais na moto foi a posição de pilotagem, por ser ótima e muito confortável para motociclistas altos. Me senti privilegiado, pois vesti a moto maravilhosamente, mas quem tiver menos de 1,80 tende a ficar desconfortável, com braços muito esticados.

A Harley-Davidson Softail Breakout trabalha com motor bicilíndrico Twin Cam 103B de 1.690 cc, refrigerado a ar, aliado ao câmbio de 6 marchas, com transmissão final por correia, gerando um despejo muito intenso de potência e torque, tendo torque máximo de 11,5 kgf.m a 2.750 RPM, deixando a moto extremamente bruta nas arrancadas e retomadas.

A Harley-Davidson, por padrão, não divulga a potência de seus motores, mas no caso do Twin Cam 103B a estimativa é em turno dos 120 cv.

Consumo de combustível

O consumo de combustível variou bastante, ficando entre 9,5 e 13,7 km/l no uso urbano e entre 9,7 e 18,3 km/l na estrada, dependendo totalmente das condições de trânsito e, principalmente, da mão do piloto. Motociclistas com mão “pesada”, que puxem um pouco mais da performance do motorzão, vão sentir na hora de abastecer o tanque, com capacidade para 18,9 litros de gasolina. Um tanque que permite, inclusive, boa autonomia.

Harley-Davidson Softail BreakoutUm fator que notei foi que o motor precisa de uma rotação mais alta pra trabalhar redondo, mas quando solicitado, entrega toda sua potência e torque com grande brutalidade. Além de ter uma faixa de trabalho alongada, permitindo esticar bastante as marchas.

O manete de embreagem é duro e o pedal do câmbio pesado, péssimos para o dia a dia no trânsito, onde as trocas de marchas são mais frequentes, mas o engate das marchas é preciso, sem surpresas. Só o neutro que às vezes teima em não entrar, como tradicionalmente acontece em alguns modelos da Harley-Davidson.

Sistema de freios

O sistema de freios, trabalhando com disco simples na dianteira e outro grande disco simples na traseira, vindo de fábrica com ABS (antitravamento), é bastante eficiente e faz parar, com grande eficiência, essa pesada máquina, capaz de chegar perto dos 200 km/h.

A Breakout tem ciclística boa e, associada à ótima suspensão, se torna uma moto gostosa de guiar e relativamente leve, apesar dos seus 320 kg de peso, abastecida, mas, especialmente pelo seu entre-eixos longo, exige muita atenção e ação do piloto, principalmente em curvas mais fechadas. O motociclista tem que ter muito cuidado em manobras de baixa velocidade, pois mesmo se tratando de uma moto com centro de gravidade bem posicionado, bem perto do chão, se inclinar demais em baixa velocidade, ou sem tração, pode ser difícil de trazer de volta.

Conjunto de suspensão

O conjunto de suspensão é firme, não duro, trabalhando com curso pequeno na traseira, atuando com precisão, modelando bem as imperfeições do piso, permitindo grande estabilidade e firmeza nas curvas. Cheguei a fazer muitas curvas em velocidades mais elevadas e o conjunto passa grande segurança, além de tolerar boa inclinação, dentro do que se espera de uma moto desse estilo.

A moto é baixa, com apenas 12 cm do chão, obrigando a ter bastante cautela na hora de passar nos quebra-molas. Em curvas, dependendo da tocada do motociclista, as pedaleiras podem raspar com alguma frequência.

O design

O design é um capítulo à parte, com seu estilo puxando para o “chopper”, com garfo longo, entre-eixos extenso, filtro de ar esportivo bem evidenciado, muitos detalhes cromados, faróis de led e muito mais. A atenção aos detalhes merece ser destacada, com detalhes nas manoplas, retrovisores, pedaleiras, entre outras partes, acentuando o forte apelo visual do modelo.

O painel fixado no guidão é simples, mas funcional e de boa leitura. Traz o tradicional velocímetro analógico contendo pequeno display digital com hodômetros parciais e total, conta-giros com indicador de marcha, relógio e autonomia prevista.

Harley-Davidson Softail Breakout

Surpreendentemente confortável

Como já disse no início, a moto é surpreendentemente confortável para motociclistas com mais de 1,80 m, que encontram ótima ergonomia e posição de pilotagem, mas os baixinhos sofrem. O guidão reto, que é um dos principais diferenciais estéticos do modelo, acaba sendo o grande vilão para motociclistas que tenham braços curtos ou pouca estatura.

A garupa vai encontrar um banco pequeno e inclinado para trás, mas é macio e permite relativo conforto. Em trajetos mais longos a garupa com certeza vai te xingar.

Urbana ou de estrada?

A Harley-Davidson Softail Breakout definitivamente não tem proposta urbana, mas pode ser usada para tal, desde que o motociclista esteja ciente de que não vai ter muita agilidade, vai sofrer com o calor do motor nas pernas, vai ficar com a mão esquerda doendo por conta da embreagem dura e que às vezes vai ficar agarrado no corredor.

Em contrapartida vai ter uma moto simplesmente fantástica na estrada, fazendo bonito nos tradicionais “bate-volta” e eventos de moto, chegando com uma moto que transborda estilo, beleza e personalidade. Uma companhia e tanto para quem busca uma motocicleta impactante e praticamente exclusiva.

Para ver as opções de cores e preços desta linda máquina, vale acessar o site da Harley-Davidson e conferir as informações atualizadas sobre o modelo na versão mais recente.