4 itens que você deve saber na hora de trocar o óleo do seu carro.

547

Quatro dúvidas frequentes na hora da troca de óleo do veículo.

1. A cada quantos quilômetros devo trocar o óleo do meu carro?.

odometro do painel
odometro do painel

A troca de óleo do seu carro deve ser realizada conforme a especificação do fabricante do seu veículo, levando em consideração o modelo e o ano do mesmo. Estas informações se encontram no MANUAL do seu CARRO. Esta troca pode variar entre 5000 e 10000 kms percorridos porém, isso pode variar de acordo com a mkarca do fabricante. Se tem dúvidas consulte um profissional especializado.

2. Toda vez que trocar o óleo devo trocar obrigatoriamente o filtro?

filtro-de-oleo-cb500Muitas pessoas trocam de filtro toda vez que trocam o óleo do seu veículo porém os especialistas indicam que o filtro seja trocado, de forma intercalada, a cada duas trocas de óleo.

 

3. Qual é o óleo certo para colocar no meu carro?

É importante sempre seguir a indicação de óleo especificada no seu Manual do Usuário. Isto não significa seguir uma determinada MARCA de ÒLEO especificada no Manual e sim a recomendação do fabricante com relação à: primeiro a viscosidade do produto lubrificante que pode ser identificada na embalagem do produto e normalmente aparece da seguinte forma: 40, 50, 5W30, 10W40, 20W50, etc. Em segundo lugar a “Especificação de Desempenho” como ser:  a especificação americana API (SJ, SM, SN…) , a europeia ACEA ou especificações próprias de cada montadora.

4. Existem diferenças entre o óleo mineral, sintético ou semissintético.

SIM, existem. Cada tipo de óleo é desenvolvido com uma formulação própria contendo a matéria prima apropriada para cada tipo de veículo para que este atinja o desempenho ideal.

Até a próxima!

Lubes em Foco