A Ford passa a equipar a picape F-150 com câmbio automático de dez marchas, o primeiro da categoria. Segundo a montadora, a nova transmissão traz melhores resultados de desempenho quando comparada à caixa de seis velocidades. A F-150 é campeã de vendas do mercado americano.
O novo câmbio é fabricado pela própria Ford na unidade de Livonia, em Michigan, onde a montadora está investindo US$ 1,4 bilhão. Ele trabalha em conjunto com o motor EcoBoost 3.5 de segunda geração, com torque elevado de 62 kgf.m, maior que o de concorrentes a gasolina e diesel. Ele também foi projetado para funcionar com o sistema Auto Start-Stop, item de série da picape, com partida rápida.
Esse conjunto garante maior torque desde baixa rotação até o regime de pico do motor, ideal para cargas e reboques pesados.
A caixa de marchas
A caixa tem três marchas Overdrive, voltadas à economia de combustível, e propicia a maior capacidade de reboque da categoria. A programação do câmbio monitora mais de uma dúzia de informações do motor, da própria transmissão e do motorista para engatar a melhor marcha a cada momento.