Jaguar Land Rover inaugura fábrica no Brasil

106

A Jaguar Land Rover abriu, dia 14 de junho, em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro, sua nova fábrica totalmente própria fora do Reino Unido. No local, também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional (Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz.

Autoridades dos governos federal, estadual e municipal estiveram na cerimônia de abertura da nova fábrica, a primeira de uma fabricante britânica de automóveis na América Latina. A unidade recebeu um investimento total de R$ 750 milhões.

A data marca uma nova fase da empresa em sua estratégia de expansão global. Operações a partir de fábricas internacionais permite à Jaguar Land Rover oferecer aos seus clientes modelos ainda mais desejados, além de proteger-se contra flutuações cambiais e criar negócios globalmente competitivos.

A unidade brasileira fabricará os dois modelos da Land Rover mais vendidos no Brasil: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, com produção voltada para a demanda de consumidores brasileiros. Os primeiros veículos nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da empresa, presente nas cinco regiões do País.

Durante o evento de inauguração da fábrica, Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global, disse: “A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global”.

 “A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil”.

A planta também inclui o primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Este modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.

Wolfgang Stadler complementa: “Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as comunidades próximas de todas as nossas fábricas existentes – e o mesmo acontece aqui no Brasil. Nosso EBPC é apenas um passo que estamos dando para entregar programas educacionais interessantes a crianças de diversas idades. A nossa ambição é incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro”.

 Fábrica no Brasil

A fábrica foi concebida para apoiar os planos futuros da empresa, portanto é totalmente flexível na sua produção. Assim, ela representa o quanto a Jaguar Land Rover acredita no potencial do mercado brasileiro, especialmente no segmento premium, que hoje conta com apenas 2,5% de representatividade do mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros este percentual pode chegar a aproximadamente 10%, mostrando que há espaço para a Jaguar Land Rover continuar crescendo no País.

A fábrica inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover almeja alcançar a mundialmente reconhecido ouro no certificado LEED de sustentabilidade – tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo.

A planta possui tecnologias avançadas de fabricação e possui instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul.

Como parte do comprometimento com a indústria automotiva brasileira, a Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC. Além disso, a Jaguar Land Rover tem investido em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.

 “Gostaria de parabenizar a Jaguar Land Rover pelo lançamento da fábrica em Itatiaia. A Jaguar Land Rover diz muito sobre o Reino Unido. Seus carros se destacam pelo desempenho, robustez e estilo. Um investimento deste porte no Brasil evidencia um momento especial para a expansão global da empresa. É também um voto de confiança no país. O Reino Unido e o Brasil são parceiros de longa data, nos negócios e além, e um lançamento como este deixam a parceria ainda mais forte”, disse o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.

Trabalho com as comunidades locais

Como parte de seu compromisso em gerar oportunidades para 12 milhões de pessoas até 2020, a Jaguar Land Rover trabalha em estreita colaboração com as comunidades próximas às suas instalações de produção em todo o mundo. Nos últimos 18 meses, a Jaguar Land Rover criou vínculos fortes com as pessoas de Itatiaia e das proximidades de Resende, oferecendo novos programas para inspirar a próxima geração de engenheiros automotivos.

O novo Centro Educacional (EBPC) é coordenado em conjunto com o SENAI e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.

A Jaguar Land Rover lançou o programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã” em 2015. Hoje, dos mais de 100 alunos que completaram o curso, 12 estão trabalhando na fábrica da empresa e muitos outros estão também empregados na indústria automotiva da região.

Débora Esteves, que terminou o programa no ano passado, agora é coach de produto na fábrica. Sobre o “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, ela afirma: “Eu gostei do programa e ele me deu a oportunidade de aprender habilidades. Creio que sem ele eu não estaria trabalhando na Jaguar Land Rover hoje”.

O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego a fim de prepará-los para oportunidades na indústria automotiva. É o primeiro projeto de formação desta natureza que a Jaguar Land Rover tem implantado fora de sua matriz, no Reino Unido.

Centenas de crianças locais participaram das iniciativas do “A Música Venceu” e “Try Rugby”, projetos sociais apoiados pela Jaguar Land Rover. Ambos são desenhados para incentivar as crianças a desenvolver habilidades e criar novas oportunidades em suas vidas.

Ainda este ano, duas escolas do Brasil vão competir nas finais globais do Land Rover 4×4 nas Escolas de Desafio de Tecnologia. Esta é uma competição educacional inovadora que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem.

“MY LAND”

Para celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a Jaguar Land Rover promoverá a ação “MY LAND”, uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil em uma jornada que vai mostrar o que os dois veículos têm em comum com os brasileiros: força, confiança e um futuro brilhante.

A ação será amplamente divulgada pelos canais da Land Rover nas redes sociais. Ela mostrará a grande diversidade, não apenas de paisagens, praias e montanhas, mas principalmente de povos e culturas que existem no Brasil. A ideia é mostrar os primeiros modelos que saíram da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, mais do que serem feitos no Brasil, são produzidos por brasileiros, e para brasileiros.

Jaguar Land Rover no Brasil

A Jaguar Land Rover está presente no Brasil há 25 anos. A Land Rover é líder no segmento SUV premium no Brasil e a Jaguar é uma das marcas premium que mais crescem no Brasil com 78,6% nos primeiros cinco meses de 2016 em relação ao mesmo período de 2015.

Fonte: Jaguar Land Rover