Golpe duplo no mercado: Petróleo e Economia Global

84

Não é segredo para qualquer observador do mercado norte-americano de óleos básicos que existe um sistema dinâmico em meio a uma mudança significativa. A mudança está ocorrendo rapidamente em todo o sistema, por causa da pressão das exigências regulatórias, tanto as existentes como as que estão para chegar.

O mercado de óleos básicos entra em 2016 recebendo um golpe duplo em sua estrutura, com o mergulho dos preços do petróleo derrubando as margens do produtor e a economia global sem condições de colaborar com a recuperação. Juntem-se a essas condições os desafios esperados em 2017, trazidos pelas metas regulatórias de controle de emissões e desempenho, e o resultado é uma mistura estonteante de oportunidades e frustrações para produtores e compradores de óleos básicos, misturadores de óleos e fabricantes de veículos.

Enquanto as frustrações podem parecer claras e as oportunidades ainda obscuras, devido ao fraco desempenho da economia global e aos preços supreendentemente baixos para o petróleo, os participantes do mercado de óleos básicos já sabiam que 2016 seria um ano de crise, senão por outra razão do que o início de mudanças rigorosas e restringentes nos regulamentos.

Leia a matéria completa na revista abaixo.