Petrobras lança novo óleo básico naftênico extrapesado

940

Chega ao mercado o LUB-NH400. Com o foco voltado para os segmentos de lubrificantes e extensores para borrachas, a Petrobras lança, por meio da LUBNOR (Lubrificantes e Derivados do Nordeste), situada em Fortaleza – CE, um novo óleos básico mineral extrapesado, de base naftênica. O novo produto está sendo chamado de Bright Stock Naftênico, devido à sua alta viscosidade.

De acordo com fontes da empresa, o LUB-NH400 será comercializado para os segmentos de mercado de óleos lubrificantes industriais e graxas lubrificantes, enquanto como óleo Extensor NH400 seu principal foco será o segmento de óleos plastificantes para borrachas, particularmente para aplicação em pneus, atendendo aos rigorosos limites de compostos policíclicos aromáticos, previstos na Diretiva 2005/69/CE e Portaria Inmetro 544/2012 para óleos extensores para pneus.

Esse óleo, por possuir viscosidade a 40ºC próxima a do Bright Stock 150, tem sido comumente referido como sendo um “Bright Stock Naftênico”. Técnicos afirmam que o produto pode ser perfeitamente utilizado na produção graxas especiais e lubrificantes industriais, que não requeiram básicos com elevados índices de viscosidade.

A LUBNOR produz anualmente cerca de 70 mil m3 de produtos naftênicos, ora distribuídos em óleo Isolante, NH10, NH20, NH140 e NH400. Devido à severidade do processo de hidrogenação empregado, esses produtos apresentam baixos valores para teor de enxofre, cor ASTM e compostos policíclicos aromáticos.

A Petrobras também informa que o NH400 será fornecido para carregamento rodoviário nas cidades de Santos – SP e Fortaleza – CE.