50 carros e comerciais leves mais vendidos
Mesmo após os primeiros flagras da próxima geração, o Chevrolet Onix segue com amplo domínio do mercado nacional. Com 22.277 emplacamentos no mês passado, muito pouco abaixo do recorde de outubro (22.324), o hatch da Chevrolet respondeu por mais de 10% de todos os automóveis e comerciais leves registrados no país no período. O número é quase três vezes maior que o total do segundo colocado.
Apenas duas unidades definiram a vitória do veterano VW Gol (8.836) sobre o Ford Ka (8.834) na briga pela vice-liderança. Um pouco mais atrás, o Hyundai HB20 (8.395) caiu uma colocação em relação a outubro. Preferido entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (7.598) fechou o top 5.
Outro destaque do top 10
Além do líder, outro destaque do top 10 foi o Renault Kwid (7.092), que saltou da 10ª para a sexta colocação, com alta de quase 20% sobre 2017. Com 6.078 unidades, o Fiat Argo (6.078) bateu a meta de seis mil unidades pelo quarto mês seguido. O VW Polo, com 5.644 unidades, se mantém em oitavo desde setembro.
Fora do top 10 em outubro, o Hyundai Creta (5.171) assumiu a liderança geral entre os SUVs / crossovers, enquanto o Renault Sandero (5.110) se manteve entre os primeiros. Em baixa de pouco mais de 15%, o Toyota Corolla (5.023) novamente ficou fora do top 10, mas ao menos à frente do Jeep Compass (5.008).
Chevrolet Spin
Presente na parte de cima da tabela na 1ª quinzena, o Chevrolet Spin encerrou novembro em 14º, com ótimos 4.179 emplacamentos – mais, por exemplo, do que o Nissan Kicks (4.040). Nº 1 entre os utilitários compactos no último ranking, o Honda HR-V (3.305) caiu para 20º neste período de transição para o modelo reestilizado.
Queda ainda maior sofreu o VW Voyage (2.269), que despencou da 17ª para a 30ª colocação, perdendo quase metade dos compradores nas últimas semanas. Entre os modelos mais recentes da Toyota, a versão Sedã do Yaris (2.774) levou a melhor sobre o Hatch (2.507). Em 42º, o Citroën C4 Cactus ultrapassou a barreira das mil unidades (1.150) em seu terceiro mês de mercado.
POS. | MODELO | NOV 18 | % TOTAL | OUT 18 | % TOTAL | % VAR. NOV/OUT | POS. OUT |
1º | CHEVROLET ONIX | 22.277 | 11,59% | 22.324 | 10,69% | -0,21% | 1º |
2º | VW GOL | 8.836 | 4,60% | 8.973 | 4,30% | -1,53% | 4º |
3º | FORD KA | 8.834 | 4,60% | 10.461 | 5,01% | -15,55% | 2º |
4º | HYUNDAI HB20 | 8.395 | 4,37% | 9.361 | 4,48% | -10,32% | 3º |
5º | CHEVROLET PRISMA | 7.598 | 3,95% | 7.716 | 3,70% | -1,53% | 5º |
6º | RENAULT KWID | 7.092 | 3,69% | 5.940 | 2,84% | 19,39% | 10º |
7º | FIAT ARGO | 6.078 | 3,16% | 6.881 | 3,30% | -11,67% | 6º |
8º | VW POLO | 5.644 | 2,94% | 6.090 | 2,92% | -7,32% | 8º |
9º | HYUNDAI CRETA | 5.171 | 2,69% | 5.026 | 2,41% | 2,88% | 13º |
10º | RENAULT SANDERO | 5.110 | 2,66% | 6.060 | 2,90% | -15,68% | 9º |
11º | TOYOTA COROLLA | 5.023 | 2,61% | 5.928 | 2,84% | -15,27% | 11º |
12º | JEEP COMPASS | 5.008 | 2,61% | 6.163 | 2,95% | -18,74% | 7º |
13º | FIAT MOBI | 4.258 | 2,22% | 4.997 | 2,39% | -14,79% | 14º |
14º | CHEVROLET SPIN | 4.179 | 2,17% | 2.558 | 1,23% | 63,37% | 29º |
15º | NISSAN KICKS | 4.040 | 2,10% | 4.663 | 2,23% | -13,36% | 15º |
16º | VW VIRTUS | 3.955 | 2,06% | 4.159 | 1,99% | -4,91% | 18º |
17º | JEEP RENEGADE | 3.845 | 2,00% | 3.693 | 1,77% | 4,12% | 20º |
18º | FORD KA SEDAN | 3.695 | 1,92% | 4.319 | 2,07% | -14,45% | 16º |
19º | VW FOX/CROSS FOX | 3.330 | 1,73% | 3.792 | 1,82% | -12,18% | 19º |
20º | HONDA HR-V | 3.305 | 1,72% | 5.352 | 2,56% | -38,25% | 12º |
21º | FORD ECOSPORT | 2.994 | 1,56% | 3.167 | 1,52% | -5,46% | 22º |
22º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.774 | 1,44% | 2.633 | 1,26% | 5,36% | 28º |
23º | RENAULT DUSTER | 2.670 | 1,39% | 2.702 | 1,29% | -1,18% | 27º |
24º | RENAULT CAPTUR | 2.554 | 1,33% | 3.239 | 1,55% | -21,15% | 21º |
25º | HYUNDAI HB20S | 2.543 | 1,32% | 2.932 | 1,40% | -13,27% | 24º |
26º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.507 | 1,30% | 3.148 | 1,51% | -20,36% | 23º |
27º | HONDA FIT | 2.441 | 1,27% | 2.861 | 1,37% | -14,68% | 25º |
28º | FIAT CRONOS | 2.384 | 1,24% | 2.720 | 1,30% | -12,35% | 26º |
29º | NISSAN VERSA | 2.382 | 1,24% | 2.302 | 1,10% | 3,48% | 31º |
30º | VW VOYAGE | 2.269 | 1,18% | 4.256 | 2,04% | -46,69% | 17º |
31º | HONDA CIVIC | 2.202 | 1,15% | 2.298 | 1,10% | -4,18% | 32º |
32º | CHEVROLET COBALT | 2.059 | 1,07% | 2.094 | 1,00% | -1,67% | 33º |
33º | CHEVROLET TRACKER | 2.049 | 1,07% | 2.094 | 1,00% | -2,15% | 34º |
34º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.861 | 0,97% | 1.723 | 0,83% | 8,01% | 38º |
35º | HONDA CITY | 1.833 | 0,95% | 1.852 | 0,89% | -1,03% | 36º |
36º | VW UP | 1.752 | 0,91% | 1.788 | 0,86% | -2,01% | 37º |
37º | FIAT UNO | 1.522 | 0,79% | 2.309 | 1,11% | -34,08% | 30º |
38º | FIAT SIENA | 1.482 | 0,77% | 1.317 | 0,63% | 12,53% | 39º |
39º | HONDA WR-V | 1.332 | 0,69% | 891 | 0,43% | 49,49% | 46º |
40º | RENAULT LOGAN | 1.321 | 0,69% | 1.921 | 0,92% | -31,23% | 35º |
41º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.241 | 0,65% | 1.248 | 0,60% | -0,56% | 41º |
42º | CITROËN C4 CACTUS | 1.150 | 0,60% | 793 | 0,38% | 45,02% | 47º |
43º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.117 | 0,58% | 1.273 | 0,61% | -12,25% | 40º |
44º | VW TIGUAN | 986 | 0,51% | 1.033 | 0,49% | -4,55% | 44º |
45º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 969 | 0,50% | 892 | 0,43% | 8,63% | 45º |
46º | CHERY TIGGO | 864 | 0,45% | 1.045 | 0,50% | -17,32% | 43º |
47º | PEUGEOT 2008 | 857 | 0,45% | 1.046 | 0,50% | -18,07% | 42º |
48º | NISSAN MARCH | 743 | 0,39% | 733 | 0,35% | 1,36% | 48º |
49º | FORD FIESTA | 738 | 0,38% | 691 | 0,33% | 6,80% | 49º |
50º | HYUNDAI IX35 | 671 | 0,35% | 598 | 0,29% | 12,21% | – |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL AUTOS | 192.146 | 100,00% | 208.807 | 100,00% | -7,98% |
COMERCIAIS LEVES
Com os 11 primeiros colocados registrando números piores do que os de outubro, o destaque positivo entre os comerciais leves terminou sendo a Nissan Frontier e suas 738 unidades, uma alta de mais de 60%. Na ponta oposta no top 10, a Fiat Fiorino (1.022) perdeu 40% de seus compradores.
Líder pelo terceiro mês consecutivo, a Fiat Strada (5.158) viu cair um pouco a vantagem sobre a Fiat Toro (3.922), esta sob ameaça bem mais forte da VW Saveiro (3.516). A Toyota Hilux (3.382) repetiu o quarto lugar, com a Chevrolet S10 (2.749) fechando o top 5 com a menor retração do pelotão da frente.
POS. | MODELO | NOV 18 | % TOTAL | OUT 18 | % TOTAL | % VAR. NOV/OUT | POS. OUT |
1º | FIAT STRADA | 5.158 | 17,68% | 7.199 | 20,04% | -28,35% | 1º |
2º | FIAT TORO | 3.922 | 13,44% | 5.659 | 15,75% | -30,69% | 2º |
3º | VW SAVEIRO | 3.516 | 12,05% | 4.083 | 11,37% | -13,89% | 3º |
4º | TOYOTA HILUX | 3.382 | 11,59% | 4.027 | 11,21% | -16,02% | 4º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.749 | 9,42% | 2.794 | 7,78% | -1,61% | 5º |
6º | FORD RANGER | 1.572 | 5,39% | 2.094 | 5,83% | -24,93% | 6º |
7º | VW AMAROK | 1.540 | 5,28% | 1.612 | 4,49% | -4,47% | 8º |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.169 | 4,01% | 1.256 | 3,50% | -6,93% | 9º |
9º | FIAT FIORINO | 1.022 | 3,50% | 1.705 | 4,75% | -40,06% | 7º |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 997 | 3,42% | 1.127 | 3,14% | -11,54% | 10º |
11º | MITSUBISHI L200 | 805 | 2,76% | 906 | 2,52% | -11,15% | 11º |
12º | NISSAN FRONTIER | 738 | 2,53% | 460 | 1,28% | 60,43% | 13º |
13º | RENAULT MASTER | 505 | 1,73% | 663 | 1,85% | -23,83% | 12º |
14º | FIAT DUCATO | 354 | 1,21% | 373 | 1,04% | -5,09% | 14º |
15º | KIA K2500 | 266 | 0,91% | 296 | 0,82% | -10,14% | 16º |
16º | IVECO DAILY 3514 | 239 | 0,82% | 175 | 0,49% | 36,57% | 18º |
17º | VW EXPRESS | 234 | 0,80% | 241 | 0,67% | -2,90% | 17º |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 166 | 0,57% | 166 | 0,46% | 0,00% | 19º |
19º | PEUGEOT PARTNER | 127 | 0,44% | 72 | 0,20% | 76,39% | 22º |
20º | IVECO DAILY 30S13 | 104 | 0,36% | 62 | 0,17% | 67,74% | 25º |
21º | CITROËN JUMPY | 98 | 0,34% | 156 | 0,43% | -37,18% | 20º |
22º | HYUNDAI HR | 89 | 0,31% | 333 | 0,93% | -73,27% | 15º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 84 | 0,29% | 64 | 0,18% | 31,25% | 24º |
24º | PEUGEOT EXPERT | 84 | 0,29% | 113 | 0,31% | -25,66% | 21º |
25º | RAM 2500 | 60 | 0,21% | 67 | 0,19% | -10,45% | 23º |
26º | CITROËN BERLINGO | 50 | 0,17% | 33 | 0,09% | 51,52% | 27º |
27º | RENAULT KANGOO | 30 | 0,10% | 48 | 0,13% | -37,50% | 26º |
28º | IVECO DAILY | 23 | 0,08% | 27 | 0,08% | -14,81% | 28º |
29º | JAC V260 | 17 | 0,06% | 16 | 0,04% | 6,25% | 31º |
30º | IVECO DAILY 5516 | 15 | 0,05% | 8 | 0,02% | 87,50% | 32º |
31º | EFFA K01 | 14 | 0,05% | 21 | 0,06% | -33,33% | 30º |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 7 | 0,02% | 24 | 0,07% | -70,83% | 29º |
33º | EFFA K02 | 3 | 0,01% | 3 | 0,01% | 0,00% | 34º |
34º | FIAT UNO | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
35º | FOTON 3.5-14DT | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
36º | EFFA V21 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
37º | EFFA V22 | 2 | 0,01% | 5 | 0,01% | -60,00% | 33º |
38º | FORD F100 | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
39º | WILLYS OVERLAND | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | – | – |
40º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
41º | CITROËN JUMPER | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
42º | FORD F150 | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 36º |
43º | FORD F250 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
44º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 49º |
45º | PEUGEOT BOXER | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
46º | TOYOTA HIACE | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
47º | TOYOTA RIBEIRAUTO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
48º | VW KOMBI | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 50º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL COMERCIAIS | 29.171 | 100,00% | 35.925 | 100,00% | -18,80% |
Fonte: Fenabrave